Home

Ministro do Esporte Não É Fiscal de Obras.

junho 17, 2012

O Ministro Aldo Rebelo está orgulhoso porque tem acompanhado pari passu o ritmo das obras dos estádios para a Copa do Mundo. Se essa fosse a atribuição do Ministro do Esporte, melhor colocar no posto um engenheiro civil. Um dos problemas de dar o cargo a quem nada entende do assunto, é que seus ocupantes acham que sua função restringe-se a organizar uma boa Copa e, dois anos mais tarde, a Olimpíada.

Assim com outros segmentos, o Esporte é teceirizado pelo governo federal. Entrega a Pasta a um partido qualquer, para que com ela faça o quem quiser, em troca de votos no Congresso. Desde que foi criado, não ví nenhum presidente da república exigir e discutir um plano de políticas públicas de massificação dos esporte no Brasil. Até porque os que têm ocupado o posto não são do ramo. Não sabem como fazer isso.

Com Copa e Olimpíada, a situação do esporte educacional no Brasil está ainda pior. Cada um que ocupa o Ministério do Esporte acha que sua função primordial é fiscalizar o andamento das obras. Se alguém disser que Copa e Olimpíada estão contribuindo com o desenvolvimento do esporte social no país, estará errado. O esporte estudantil resume-se a uma competição nacional ao ano, na qual participam muito mais escolas privadas do que públicas. E mais nada. E ainda assim essa competição é feita porque a Lei Piva obriga que parcela de sua arrecadação seja destinada ao desporto escolar. Então, é uma competição para desemcumbir-se de uma obrigação legal. E não com o intuito de organizar e ensinar a prática esportiva nas escolas de todo Brasil.

Há uma enorme desconfiança do que será do esporte brasileiro após 2.016. Parece que esses grandes eventos têm um fim em si mesmos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: