Home

Clubes Esportivos Que Receberem Dinheiro Público Devem Ter Contrapartida Social.

maio 29, 2012

Uma parcela significativa de dinheiro público das loterias federais será destinada diretamente aos clubes formadores de atletas. Acho justo. Os clubes são a célula mater do esporte brasileiro. O repasse do dinheiro será feito por meio da Confederação Brasileira de Clubes. A forma como isso acontecerá ainda depende de regulamentação por parte pelo Congresso. Espero que isso ocorra rapidamente.

Além de ter que prestar contas de cada centavo de dinheiro público que receberem, ainda acho que os clubes terão que ser obrigados a dar à sociedade a contrapartida. Em minha opinião, isso deverá ocorrer obrigando os clubes a aumentarem o contingente de sócios militantes em seus quadros. Sei que muitos clubes já dão atenção a isso e possuem militantes. Mas ao receberem dinheiro do povo, é uma obrigação moral, social – e, espero, venha a ser também legal – aumentar esse número.

Muitos clubes ainda enfrentam o problema de que sócios que não têm apreço pelo esporte, reclamam do dispêndio de dinheiro para a manutenção dos sócios atletas. Mas sem isso, o esporte brasileiro estaria ainda mais atrasado.

Tomara que a injeção de dinheiro público nos clubes formadores não seja apenas um movimento para acomdar interesses políticos. O Comitê Olímpico Brasileiro reclamou muito quando surgiu a ideia de dar aos clubes formadores uma parcela do dinheiro público das loterias federais. O Comitê não queria ter sua parcela de dinheiro diminuída. E conseguiu que o dinheiro público dos clubes não saísse de sua quota. E também não queria o Comitê que dinheiro público fosse enviado diretamente para os clubes. A intenção do Comitê Olímpico Brasileiro era a de monopolizar os recursos públicos em sua caixa, para não perder poder. Por isso é que eu digo, também, que o Comitê Olímpico Brasileiro não pensa no esporte, mas nele próprio. Nesse pleito, felizmente, o Comitê Olímpico Brasileiro fracassou.

Espero que o dinheiro público que vá para os cofres dos clubes formadores faça parte de uma política de estado para o esporte brasileiro.

Anúncios

3 Responses to “Clubes Esportivos Que Receberem Dinheiro Público Devem Ter Contrapartida Social.”


  1. Alberto, tudo bem? Quero te enviar um e-mail (sou o Michael do Janela Esportiva). Deixei o meu e-mail aqui no formulário. Abraço.

    Curtir

  2. las artes Says:

    É a tal estrutura do esporte, em que o COB se relaciona com as confederações e pronto. Mais ninguém opina. Como se não existisse esporte fora da elite gestora do dinheiro público. Exatamente isso.

    Curtir

  3. jonas Says:

    Eu acho muito justo.
    Todos nossos atletas que dão muito duro para ultrapassar seus obstaculos.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: