Home

A Situação no Comitê Olímpico Brasileiro é Tenebrosa.

maio 3, 2012

Eu já escrevi aqui e é um fato real que há muito tempo Carlos Nuzman não tem a unanimidade na Assembléia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro. Nuzman tem mantido-se no poder pela força bruta política, usando de todos os meios de pressão que lhe estão ao alcance. Houve, desta vez, movimentação de várias Confederações que pretendiam fazer uma chapa de oposição. Houve reuniões, telefonemas, até que Nuzman ficou sabendo. Quando tomou ciência de que Confederações ensaiavam oposição, Nuzmsn chamou uma a uma para conversar, individualmente. Dono absoluto dos destinos da verba pública decorrente da Lei Piva, Nuzman conseguiu abafar o movimento oposicionista. Não acredito que as
Confederações que discutiram a chapa de oposição, hoje, tenham coragem de admitir que cogitaram não apoiar a reeleição de Nuzman. Mas a verdade é que essa movimentação existiu e chegou a contar com mais de dez Confederações.

Nuzman altera os estatutos do Comitê de forma a impedir qualquer chapa de oposição. Além disso, insere “regras” eleitorais em Regimentos Internos. Esses tais Regimentos Internos devem ser guardados junto com a Constituição Britânica. Várias Confederações nunca sequer viram esses Regimentos Internos.

Nuzman até o momento ignorou o registro da candidatura de Eric Maleson, atleta olímpico e atual presidente da Confederação Brasileira de Desportos do Gelo. À luz do estatuto, a candidatura de Maleson está absolutamente regular. O que não está no estatuto não vale. Nuzman não pode invocar os misteriosos e fantasmagóricos Regimentos Internos para desqualificar a candidatura de Eric Maleson.

Sou da opinião de que Maleson, caso não tenha sua candidatura confirmada, recorra à Justiça para fazê-la valer. O Comitê Olímpico Brasileiro criou uma estrutura espúria de poder, ilegítimo, que congrega uma série de interesses. O Comitê Brasileiro não pode ser tratado como propriedade privada de alguém.

O Ministério Público também possui legitimidade para questionar a legalidade e constitucionalidade do estatuto do COB. E acho que deveria fazê-lo. Daqui até 2.016 o volume de dinheiro público que circulará pelas contas bancárias do COB será brutal. Algo tem que ser feito para bem fiscalizar tudo isso, de maneira clara e efetiva, antes que seja tarde.

Aguardemos os desdobramentos.

Nuzman, ora Nuzman.

Anúncios

7 Responses to “A Situação no Comitê Olímpico Brasileiro é Tenebrosa.”

  1. Carlos Ribeiro Says:

    Nas redes sociais – especializadas em desportos no gelo, aparentemente salvo engano, a situação supostamente é essa : Os “desmandos” de Maleson frente à CBDG são graves demais para ele moralmente se candidatar a qualquer cargo de dirigente esportivo. Talvez fosse melhor ele se defender primeiro – mostrar que agiu com correção na CBDG – e depois se aventurar em um pleito sério e relevante como a presidência do COB. Ou tudo não passará apenas de “jogar para a torcida … e para mídia”, desviando o foco dos verdadeiros problemas dos desportos no gelo. Possivelmente, hoje Maleson não ganharia não eleição para office-boy da confederação esportiva – se votado por técnicos e atletas – e não pelos “fantasmas” que estão nos documentos (clubes “de papel” em nome próprio, de parentes, ou até falecidos, … sem diretoria, conselho fiscal, movimentação financeira, assembléias, prestações de contas … tudo segundo a “inicial” que foi também publicada neste blog).

    Curtir

  2. Olympic Light Says:

    O colega Carlos Ribeiro obviamente esta muito mal informado ou faz estas acusacoes com o objetivo de colocar duvidas no publico dando um Spin nos fatos. Pois bem a verdade e bem diferente. Basta uma visita na 37 vara Civel no RJ e examinar a documentacao da defesa da CBDG para comprovar todas estas mentiras e fabricacoes contra a CBDG e o seu Presidente e fundador Eric Leme W. Maleson. Este processo e um otimo exemplo de litigancia de ma fe por parte do autor com o objetivo de usar o poder judiciario em beneficio proprio.A verdade as vezes demora mas ela sempre vem a tona.

    Curtir

  3. Gilberto Says:

    Tenho um amigo que é do ramo esporte e já tinha me dito sobre essa informacao do Olympic Light, é uma grande armaçao da presidencia do COB em cima desse Eric para tira-lo do caminho! A acao é para tirar todas as Confederacoes contra. E parece que a coisa é bem mais feia do que as pessoas sabem, o caso é escabroso e coisa de mafioso, parece que na hora certa vai ser tudo divulgado e o bicho vai pegar.

    Curtir

  4. Baroni Says:

    Olympic Light…

    Para voce escrever uma frase do tipo “…todas estas mentiras e fabricacoes contra a CBDG e o seu Presidente e fundador Eric Leme W. Maleson”, ou voce é ele mesmo, ou é muito cego e puxa saco.
    O que voce esperava encontrar na Contestação do Réu? Uma confissao? É óbvio que ele tentará denegrir a humanidade inteira antes de assumir alguma culpa.
    Para voce pesa o fato dele não responder a nenhuma das acusações nesta tal contestação?

    Que armação do COB? A vontade de criticar o Nuzman nao pode prevalecer sobre o bom senso. Não gosto da gestão Nuzman, mas achar que o Eric esta sendo perseguido é palhaçada de quem não sabe do que está falando.

    Curtir

  5. Marcelo Gomes Says:

    Gostaria de saber quais as confederações que participaram da votação do presidente do COB!? É possível? Obrigado.

    Curtir

  6. Nelma Says:

    Sou pesquisadora e tive conhecimento de algumas tentativas, omissas nas biografias oficiais, de incursão de Nuzman na carreira política como candidato a vereador do Rio de Janeiro. Gostaria de saber se tem há alguma informação mais precisa sobre o fato. Obrigada!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: