A Prática Da Esgrima No Estado De São Paulo.

Ontem, sábado e hoje, domingo, houve um torneio interclubs/academias de esgrima, do Estado de São Paulo. São Paulo não tem um campeonato estadual da modalidade. Também não existe a Federação Paulista de Esgrima. O que restou da Federação é uma pessoa jurídica inativa, cheia dívidas. Por isso, na falta de uma entidade que congregue e coordene a esgrima em São Paulo, os poucos clubes, academias e escolas que mantêm a modalidade tratam de organizar e bancar torneios no Estado.

Quem monta as pistas de competição são os próprios técnicos, atletas funcionam como árbitros e mesários. E a assistência resume-se aos familiares dos competidores. Ou seja, não obstante o vultosos recursos públicos que são injetados nos esportes olímpicos, o Estado mais rico do país não consegue ter algum dinheiro para organizar uma Federação. Falta vontade política ao Comitê Olímpico Brasileiro, à Confederação Brasileira de Esgrima, ao Ministério do Esporte e às estatais patrocinadoras interesse, vontade política de criar um plano para tentar reerguer, sanear, a Federação Paulista de Esgrima. Cada uma das entidades mencionadas tem lá seus motivos para justificar essa falta de atitude. E São Paulo é o Estado que tem gerado os melhores esgrimistas, técnicos e o que há mais o maior número de praticantes. São Paulo não tem sequer voz, direito de voto, nas assembléias gerais da Confederação.

Se o Estado mais rico da Federação funciona assim, imaginem os demais, que não têm prática da esgrima, mas que gostariam de ter.

É um verdadeiro absurdo gastarem milhões de Reais em projetos megalômonos, enquanto a base esportiva continua sendo voluntária. E a esgrima é apenas um exemplo do que ocorre com a enorme maioria das modalidades esportivas olímpicas.

É a velha história de quererem construir a casa pelo telhado.

Anúncios
Categorias olimpismoTags , , , , ,

5 comentários em “A Prática Da Esgrima No Estado De São Paulo.

  1. Roberto Pacheco e Silva março 29, 2012 — 12:28 am

    Caro Alberto . Parabéns pelo post!

    Infelizmente é essa a realidade que temos que enfrentar e enquanto não conseguirmos reverte-la vamos continuar apoiando e “paitrocinando” na medida do possível os nossos atletas.

    Contamos também com o árduo trabalho dos mestres que se dedicam literalmente de corpo e alma a iniciar, treinar e preparar nossos garotos.

    Vamos trabalhar e envolver os praticantes, amantes e simpatizantes desse esporte para sensibilizar as autoridades visando a regularização e ressurgimento da Federação Paulista de Esgrima

    Abraços

    Roberto Pacheco

    Curtir

  2. Obrigado pela leitura e pelo comentário Roberto. Abraço grande. Alberto.

    Curtir

  3. Francisco Miranda abril 11, 2012 — 1:55 am

    Alberto boa noite. E como faço para iniciar meu filho na pratica aqui na capital mais importante do Brasil? Nao sou socio de clubes. Onde se faz aulas de esgrima? Abraço,

    Curtir

  4. Roberto Pacheco e Silva abril 11, 2012 — 10:31 pm

    Prezado Francisco!
    Auxiliando o Alberto na resposta, no site da Confederação Brasileira de esgrima: http://www.brasilesgrima.com.br/ondepraticar , será possível encontrar locais que com exceção do Paulistano e do Pinheiros são abertos para não sócios! Alguns colégios como Magno, Objetivo e Mackenzie também tem este esporte nas suas disciplinas esportivas! Faça seu filho experimentar que ele irá gostar!!
    Abraços
    Roberto.

    Curtir

  5. Luciano Deluqui Vasques junho 18, 2014 — 4:09 pm

    E com quem está a massa falida da FPE??
    Alguem sabe o rombo total??

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close