Home

A Prática Da Esgrima No Estado De São Paulo.

março 25, 2012

Ontem, sábado e hoje, domingo, houve um torneio interclubs/academias de esgrima, do Estado de São Paulo. São Paulo não tem um campeonato estadual da modalidade. Também não existe a Federação Paulista de Esgrima. O que restou da Federação é uma pessoa jurídica inativa, cheia dívidas. Por isso, na falta de uma entidade que congregue e coordene a esgrima em São Paulo, os poucos clubes, academias e escolas que mantêm a modalidade tratam de organizar e bancar torneios no Estado.

Quem monta as pistas de competição são os próprios técnicos, atletas funcionam como árbitros e mesários. E a assistência resume-se aos familiares dos competidores. Ou seja, não obstante o vultosos recursos públicos que são injetados nos esportes olímpicos, o Estado mais rico do país não consegue ter algum dinheiro para organizar uma Federação. Falta vontade política ao Comitê Olímpico Brasileiro, à Confederação Brasileira de Esgrima, ao Ministério do Esporte e às estatais patrocinadoras interesse, vontade política de criar um plano para tentar reerguer, sanear, a Federação Paulista de Esgrima. Cada uma das entidades mencionadas tem lá seus motivos para justificar essa falta de atitude. E São Paulo é o Estado que tem gerado os melhores esgrimistas, técnicos e o que há mais o maior número de praticantes. São Paulo não tem sequer voz, direito de voto, nas assembléias gerais da Confederação.

Se o Estado mais rico da Federação funciona assim, imaginem os demais, que não têm prática da esgrima, mas que gostariam de ter.

É um verdadeiro absurdo gastarem milhões de Reais em projetos megalômonos, enquanto a base esportiva continua sendo voluntária. E a esgrima é apenas um exemplo do que ocorre com a enorme maioria das modalidades esportivas olímpicas.

É a velha história de quererem construir a casa pelo telhado.

Anúncios

5 Responses to “A Prática Da Esgrima No Estado De São Paulo.”

  1. Roberto Pacheco e Silva Says:

    Caro Alberto . Parabéns pelo post!

    Infelizmente é essa a realidade que temos que enfrentar e enquanto não conseguirmos reverte-la vamos continuar apoiando e “paitrocinando” na medida do possível os nossos atletas.

    Contamos também com o árduo trabalho dos mestres que se dedicam literalmente de corpo e alma a iniciar, treinar e preparar nossos garotos.

    Vamos trabalhar e envolver os praticantes, amantes e simpatizantes desse esporte para sensibilizar as autoridades visando a regularização e ressurgimento da Federação Paulista de Esgrima

    Abraços

    Roberto Pacheco

    Curtir

  2. Francisco Miranda Says:

    Alberto boa noite. E como faço para iniciar meu filho na pratica aqui na capital mais importante do Brasil? Nao sou socio de clubes. Onde se faz aulas de esgrima? Abraço,

    Curtir

    • Roberto Pacheco e Silva Says:

      Prezado Francisco!
      Auxiliando o Alberto na resposta, no site da Confederação Brasileira de esgrima: http://www.brasilesgrima.com.br/ondepraticar , será possível encontrar locais que com exceção do Paulistano e do Pinheiros são abertos para não sócios! Alguns colégios como Magno, Objetivo e Mackenzie também tem este esporte nas suas disciplinas esportivas! Faça seu filho experimentar que ele irá gostar!!
      Abraços
      Roberto.

      Curtir

  3. Luciano Deluqui Vasques Says:

    E com quem está a massa falida da FPE??
    Alguem sabe o rombo total??

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: