Home

Não Basta Somente Trocar O Presidente Da CBF. Essa É Apenas Uma Etapa.

fevereiro 16, 2012

A saída de Ricardo Teixeira da CBF muito mais do que o fim de uma etapa, é o início de outra, cujos desafios são enormes. A renúncia do presidente da CBF está longe de ser a solução para os problemas sérios, institucionais, do futebol do Brasil. Isolada, a simples mudança do homem que preside a entidade muda muito pouco.

A resignação de Teixeira deve vir na esteira de alterações profundas que devem ocorrer na estrutura do esporte mais popular do Brasil. Claro que é importantíssimo que as contas da CBF sejam transparentes, que os contratos com os patrocinadores tornem-se públicos, que as relações com a classe política sejam pautadas pela correição mútua. São aspectos morais, regras de governança corporativa, que devem ser observadas.

Mas novas medidas administrativas também são prementes. É necessário redefinir todo o arcabouço do futebol. Rever calendários, repensar os estaduais, a Copa do Brasil e o Brasileirão, as seleções de base e a própria seleção principal. É necessário dar ênfase à criação de uma Liga Nacional, dirigida pelos próprios clubes, a quem caberia a organização livre e soberana dos torneios nacionais. A CBF teria a atribuição de cuidar apenas das seleções nacionais, da base até a principal. Deveria ter, também, projetos sociais amplos ligados ao futebol, o que poderia realizar em cooperação com os níveis de governo. Esses mesmos projetos poderiam servir para descobrir talentos.

O ideal seria que o novo presidente tivesse a sensibilidade de compreender a necessidade de ampla reformulação e convocar eleições, para que gente nova assumisse essas atribuições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: