Home

Co-Rio Diz Que Já Arrecadou R$ 700 Milhões em Patrocínios Privados.

fevereiro 10, 2012

Os jornais de ontem noticiaram que o Co-Rio 2.016 já arrecadou mais de R$ 700 Milhões em patrocínio privado. Se for verdade, isso é excelente. Quanto mais fundos privados, em tese, menos verba pública será necessária para organizar a Olimpíada carioca.

A parte ruim da informação é que o Co-Rio não divulgará as cifras, tampouco o conteúdo dos contratos, porque eles são sigilosos. Sigilosos por quê? Jogos Olímpicos e Copa do Mundo realizadas no Brasil são atos de relevante interesse público. A população tem o direito de saber como eles serão financiados. Se há dinheiro privado, o público é muito maior. E para a conta final fechar transparentemente, há de saber-se a origem de cada centavo utilizado nessas empreitadas.

Entendo que se esses contratos contiverem cláusulas que revelem, por exemplo, segredos industriais, ou estratégias de mercado das empresas patrocinadoras, isso deve ser mantido em sigilo. Basta divulgar os contratos suprimindo tais artigos. Números, pagamentos, nada disso tem que ser segredo.

A CBF, na época do presidente Giulite Coutinho, distribuía à imprensa cópias de todos os contratos que assinava.

Exigir essas atitudes das organizações dirigentes do desporto nacional deveria, também, fazer parte do plano de ação moralizador do Ministério do Esporte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: