Home

Os Mapas do Co-Rio 2.016.

janeiro 28, 2012

Nas palestras e apresentações que fazem, os membros do Co-Rio mostram um mapas do Brasil com uma série de marcações espalhadas por diversas regiões. Tentam convencer que os Jogos Olímpicos do Rio renderão frutos em todas as regiões, pelo que se justificaria o maciço investimento público em praças de esporte.

O argumento do Co-Rio é que a ida de delegações olímpicas para diversos Estados da Federação, durante o período de aclimatação, seria um motivo para o desenvolvimento do esporte na região.

Acho esse argumento simplista. É legal ter uma delegação olímpica fazendo aclimatação na sua cidade? Claro que é. Ainda mais se os olímpicos não ficarem entocados e proporcionarem aos cidadãos a possibilidade de vê-los treinando. Mas daí a sustentar que isso criará polos de desenvolvimento do esporte há uma distância gigantesca. Quem sabe em um ,ou outro, indivíduo ver de perto os olímpicos pode despertar o desejo de praticar esportes. Mas certamente não será isso que massificará o esporte.

Usar a passagem de equipes olímpicas pelas cidades do Brasil para sustentar que isso promoverá o esporte na região é como dizer que a permanência do circo Orlando Orfei em Crato, no Ceará, fará da Cidade um polo de desenvolvimento de domadores de leão.

O que efetivamente vai desenvolver a prática desportiva no Brasil é a tão decantada política de Estado para o setor. É mapear o Brasil e disseminar a prática desportiva em cada região, por meio de programas que vinculem as áreas da saúde, educação e saúde, pelo menos. Que os recursos na área do esporte sejam canalizados para a melhoria, ou construção de praças esportivas que proporcionem a possibilidade diária para crianças, jovens e adultos pratiquem exercícios físicos como parte de seu cotidiano, assistidos por professores de educação física. E isso é somente o começo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: