Home

Santos e Barcelona.

dezembro 20, 2011

Não sou técnico, nem especialista em futebol. Por isso, relevem tudo o que escrevi abaixo.

Ví e ouvi muitas críticas à forma pouco combativa como o Santos enfrentou o Barcelona. Achei que, mais do que isso, foi o Barcelona que impôs, contundentemente, a sua forma de jogar.

Tenho a impressão de que o jogo do Barcelona é tão consistente porque essa é a filosofia de jogar de um clube, que começa a ensiná-la nas categorias de base e atinge o ápice no profissional. É muito interessante notar que a maior parte do elenco do time catalão é composta por jogadores que iniciaram no próprio clube. Portanto, quando chegam à equipe principal, já atuam juntos há algum tempo, possuindo um padrão de jogo.

A receita para o sucesso de um clube de futebol, acredito, inclui, mas não se limita ao seguinte:

– a atenção especial que dá às categorias menores;

– a integração e interação que há entre as equipes multidisciplinares que atuam em cada uma dessas categorias, desenvolvendo um padrão de jogo comum a todas elas;

– o acompanhamento à formação do atleta, desde a adolescência até o profissional, corrigindo rumos, sempre que necessário;

– a busca constante pelo aprimoramento da maneira de jogar, o que permite a criação de um estilo próprio, ainda que a linha mestra permaneça a mesma.

Quando o atleta chega ao profissional, os bons resultados são a consequência natural de um trabalho competente. Nada de “time de outro planeta”, “grupos de galáticos” e outros nomes pomposos. Eles gente como como a gente, que planejam, que organizam, cujos pensamentos não são apenas vencer o campeonato daquela temporada. Sem falar, evidentemente, na maneira de se administrar tudo isso, bem diferente das gestões amadoras e catastróficas que tomam de assalto os times
brasileiros.

O Barcelona abriu uma escolinha de futebol em Salvador, na Bahia. Dizem que farão o mesmo em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Argentina. Ou seja, virão buscar as jóias na fonte. Dada a incompetência dos clubes de futebol brasileiros, não será uma concorrência difícil.

O fato é que há bastante tempo o futebol do Brasil não mete medo em ninguém. Hoje, apenas temos uma boa seleção, previsível, igual a tantas outras espalhadas pela Europa. Quando há um amistoso do Brasil, a seleção verde e amarela é ainda cantada em verso e prosa por uma única razão: para despertar o interesse do público com a finalidade de vender ingressões dar audiência televisiva. Claro que quem paga um bom cachê para fazer um amistoso com o Brasil não irá desqualificar o time. Pelo contrário, irá enaltecê-lo. O jogo, em si, é o a eles menos importa. Os interesses primeiros são sempre os econômicos. Então é um bom negócio continuar mitificando a tal da “amarelinha”.

O grande risco que corre o nosso futebol é continuar acreditando que seguimos sendo os melhores do mundo, haja o que houver. Isso não é mais verdade. Pensar assim é acomdar-se e deixar que o futebol brasileiro vá perdendo espaços para nações que tratam esse esporte com seriedade.

Quanto ao Santos, achei que foi liquidado pela forma competente de o Barcelona jogar. Não dava para fazer muito diferente daquilo. O adversário não deixava. Não era o Santos que não tentava.

Essa diferença brutal que se viu entre o Barcelona e o Santos não é ocasional. É isso aí mesmo. E que sirva de alerta para o Brasil, que tem que rever já o jeito de jogar e administrar o seu futebol, sob pena de, em 2.014, sucumbir na frente de seu público. E dentro dos caríssimos estádios que estão sendo construídos com o dinheiro desse mesmo público.

Anúncios

One Response to “Santos e Barcelona.”

  1. VS Says:

    Boas Doc., o futebol apresentado pelo Barcelona esta um degrau acima dos demais times e quiçá algumas seleções. Fosse outro time o resultado seria o mesmo, é só ver que duas semana atrás o Real Madrid perdeu de 3 no santiago bernabéu..

    Sobre a receita do sucesso, ela é simples, é só fazer o inverso do que se faz aqui no Brasil que da certo.

    abraços boas festas

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: