Home

O Handebol Feminino do Brasil.

dezembro 14, 2011

O handebol é um esporte muito praticado nas escolas. Todos os colégios que têm educação física levada a sério tem, durante o ano letivo, uma temporada de handebol. Se o Brasil tivesse uma política de Estado para o esporte, essa base que, de alguma forma, existe, poderia gerar excelentes frutos. E o handebol competitivo do Brasil estaria muito melhor do que é hoje. Essa é aquela luta de sempre. O Brasil tem que estabelecer o seu modelo de desenvolvimento esportivo, que deve começar na base, passar pelos clubes e pelas universidades para, uma vez massificado, estabelecer políticas para o alto rendimento. Aqui eles fazem o contrário. Investem em talentos naturais que despontam no esporte de performance, com uma visão miúda e imediatista, visando apenas e tão somente medalhas.

Ainda assim, a seleção brasileira feminina de handebol merece todos os aplausos. Em um ambiente em que o esporte olímpico é mal administrado, todo atleta que obtém destaque internacional merece elogios.

Uma pena que o Brasil não tenha idéia da dimensão que representa o feito das garotas do handebol nesse campeonato mundial, jogado em casa e com um público pequeno. Isso são reflexos da falta de mentalidade olímpica no país.

Recebi mensagem pelo Twitter que informa que as filas de acesso ao ginásio do Ibirapuera foram muito mal organizadas. Isso é ruim. Se o público já não é significativo, falta de organização e respeito com torcedores pode fazer com que eles não voltem mais para assistir esse tipo de evento. E enquanto isso, sentado na tribuna de honra, Carlos Nuzman fica confortavelmente incólume, cuja preocupação maior é aparecer diante das câmeras, distribuindo beijinhos para as jogadoras.

Essas glórias que o esporte olímpico do Brasil, vez por outra, experimenta, são apenas rompantes de luz no meio de tantas trevas e vaidades.

Não deixem que a eterna cartolagem engane o povo, festejando demais conquistas pontuais, enquanto varrem para baixo do tapete as mazelas do esporte brasileiro.

Anúncios

2 Responses to “O Handebol Feminino do Brasil.”

  1. Parlamento Borra Botas Says:

    Isso sem contar que um torneio dessa dimensão (um campeonato mundial) está sendo secreto, já que a TV que o está transmitindo
    ainda tem pouco alcance… como é o caso do RS, por exemplo, onde essa rede ainda não opera.

    Aliás, o PL 825/2007 vai continuar sendo sabotado até quando na
    Câmara, pela “tropa de choque” da Vênus Platinada ??

    Curtir

  2. Adilson Says:

    Antes o esporte era uma causa de todos. Todos almejavam um esporte melhor, massificado e com mais divulgação.
    Hoje ele serve apenas para o interesse de poucos.
    O resultado é que não se vê esporte na TV aberta. Quantos jogos de futsal ou de handebol a Globo (e as outras também) transmite por ano ?
    Pamem, há alunos de Educação Física que travam o primeiro contato com o Handebol apenas quando entram no curso.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: