Os Jogos Parapanamericanos.

Os resultados obtidos pelos para-atletas do Brasil nos Jogos de Guadalajara foram muito bons. Claro que, também nesse caso, o nível técnico da competição é inferior às Para-Olimpíadas e campeonatos mundiais do para-esporte. Mas ainda, assim, a performance que atingem os para-atletas do Brasil têm sido bem superiores a dos atletas não portadores de deficiências.

Isso é bom, porque são para-atletas brasileiros brilhando em competições importantes. Mas também é ruim, porque o Brasil ainda é um dos países em que mais aumenta o número de deficientes físicos decorrentes de acidentes de trânsito. Nesse caso, é a equação perversa da máxima de que “da quantidade tira-se a qualidade”.

Não sei se ainda é assim. Mas no passado não tão distante, grande parte dos para-atletas brasileiros era de motoboys que haviam se acidentado no trânsito. Ótimo que essas pessoas, vítimas da violência na tráfego, encontram no esporte novas perspectivas de vida. Mas é péssimo que o índice de imprudência no trânsito ainda seja tão elevado.

Outro ponto importante. Não é porque os resultados do para-esporte brasileiro são satisfatórios, que a sua organização e administração estão livres de críticas.

Lembro-me sempre, daquela excelente reportagem feita pelo Roberto Salim e pelo Marcelo Gomes, na ESPN Brasil, em que o então presidente do Comitê Para-Olímpico Brasileiro, acuado com perguntas sobre a sua administração, abandonou a entrevista e os deixou falando sozinhos.

Regras de governança corporativa e de transparência também devem ser aplicadas ao para-esporte brasileiro.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close