Home

Dia Importante Para O Esporte Brasileiro.

outubro 26, 2011

Neste momento Andrew Jennings está falando para a Comissão de Esportes e Educação do Senado Federal. A vinda desse combativo Jornalista ao Brasil e o convite que lhe foi formulado pelo nosso Senado são muito significativos e a esperança de que algo comece a mudar no esporte do País, a ponto de salvar a Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, de forma que não se tornem o maior escândalo financeiro da história.

Também lê-se no noticiário a alviçareira notícia de que Orlando Silva será defenestrado de seu cargo hoje à tarde. Que não fosse pela imensidão de denúncias que há anos vêm assolando o Ministério do Esporte, que fosse pela incompetência do quase ex-Ministro. Silva nunca foi do ramo. Não entende nada de políticas públicas para o esporte. Fez daquela Pasta uma filial de seu partido. Abençoôu ONGs caquéticas com recursos milionários, sem que tivesse havido prestação de contas. Aliou-se ao que de pior há na cartolagem nacional. Fez vistas grossas ao escandaloso super fatiramento dos Jogos Panamericanos Rio 2.007. Nada mais fez do que ser um órgão repassador de dinheiro. Um importante atraso no desenvolvimento do esporte brasileiro, Orlando Silva e sua turma.

Não adiantará nada trocar Silva por outro integrante da trupe. É a hora de o esporte ser visto como instrumento de desenvolvimento da nação, investir no esporte social, em convênios com o Ministério da Educação, fazendo com que toda a rede pública de ensino d Brasil leve a prática do esporte aos alunos e à população de baixa renda. É o momento de encerrar com aquele jogo de empurra que são essas Olimpíadas Escolares, que não acrescentam absolutamente nada de positivo para a massificação verdadeira do esporte brasileiro. É o momento de falar groso com o Comitê Olímpico Brasileiro, com as Confederações, exigindo delas contra partida social pelo dinheiro público que abarrotam os seus cofres. É o momento de exigir que essas entidades cumpram regras de governaça corporativa, tais como publicação de seus balanços em jornais que são de grande circulação; que alterem os seus estatutos sociais de forma a não fazer delas feudos pessoais. Há que se exigir — e o Ministério, se quiser, tem força política para isso — que o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro não acumule o cargo de presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2.016. E que o presidente da CBF também não acumule a presidência do Comitê Organizador local.

Precisa definir claramente qual o modelo de políticas pública que será adotado e posto em prática no Brasil. Apoiar o esporte universitário, de forma revivê-lo e fazer das universidades mais um polo de desenvolvimento do setor. Aproveitar a excelente estrutura esportiva das forças armadas para também massificar o esporte e colocar tais instalações a serviço do alto rendimento.

O Ministério do Esporte não precisa de outro político, neófito no assunto, que queira o cargo para usá-lo como trampolim para vôos mais altos.

Um Ministro que negue e renegue as honrarias vazias da cartolagem, não se deixando inebriar com um mundo de sedução que o esporte oferece. E que os fracos acabam cedendo.

Está aí a nova chance que o Brasil tem de fazer do esporte um importante elemento de melhoria da sociedade.   

Anúncios

2 Responses to “Dia Importante Para O Esporte Brasileiro.”

  1. Edson Sobreira Says:

    Infelizmente parece que não vai mudar nada, pois o nome mais cotado para substitui-lo é do Aldo Rabelo, meu Deus…

    Curtir

  2. Alex Says:

    Ele já está na administração da máquina pública da pasta do esporte em MG a um bom tempo.

    R. Romero já !

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: