Home

Depois Dos Desportos Aquáticos, Vêm Aí Os Mundiais De Judô E De Atletismo.

agosto 2, 2011

Os resultados brasileiros do mundial de desportos aquáticos em Shanghai provaram que essas modalidades regrediram bastante em dois anos no nosso País Olímpico. Somos uma potência de araque, que depende exclusivamente de dois atletas. As análises feitas pelo especialistas sobre a atuação do Brasil estão muito esclarecedoras. Muito dinheiro para pouco resultado. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos gasta muito com a sua própria burocracia. Deveria investir mais na formação de atletas.

Agora virão os mundiais de judô e de atletismo. O judô é um esporte que, tradicionalmente, dá medalhas ao Brasil. Nossa primeira medalha olímpica nessa modalidade veio em Munique, em 1.972. Desde então, o judô brasileiro tem conseguido projeção internacional.

Por isso, espero do judô resultados melhores do que vimos nos desportos aquáticos e do que veremos no atletismo.

Quanto ao atletismo do Brasil, tenho poucas esperanças. Se a natação ainda tem dois foras de série capazes de garimpar medalhas, o atletismo do Brasil nem isso tem.

Se dermos muita sorte, é capaz de vermos o nosso atletismo sair com duas medalhas de Guanzu. Uma medalha será o natural, o esperado. E há um risco grande de não sairmos desse mundial com nenhuma medalha.

Independentemente do número de pódiuns, uma coisa será certa. No geral, a participação brasileira no mundial de atletismo será fraquíssima. Será raro ver nossos atletas chegando às semi finais e finais. Será, apenas, mais do mesmo, aquilo de sempre. Apesar do vultoso dinheiro público que a Confederação Brasileira de Atletismo recebe.

Uma nota curiosa que há tempos reparo nas entrevistas dadas por alguns atletas do atletismo após as competições importantes. Dizem alguns deles, recorrentemente: “Ah, a prova estava forte. Então a classificação ficou difícil.”

Ora, eles estavam esperando o que? Que campeonato mundial e Jogos Olímpicos fossem iguais aos Jogos Abertos do Interior?

Aguardemos os resultados.

Anúncios

3 Responses to “Depois Dos Desportos Aquáticos, Vêm Aí Os Mundiais De Judô E De Atletismo.”

  1. Pedro Says:

    As medalhas no atletísmo seriam da Maurren e da Fabiana Murer? Concordo que corremos o risco de saírmos sem uma medalha.

    Sobre o judô, acho q resultado igual ao mundial de 2007, não teremos. Não sei qual a equipe que irá, mas acredito em no máximo 2 ouros no masculino e 1 no feminino. Agora o esporte depende muito das chaves e da atitude do atleta no dia. Acho que teremos mt atletas entre os top 5, o q na minha opinião é um excelente resultado como país.

    Curtir

  2. Alberto Murray Neto Says:

    Sim, Pedro, das duas, embora nunca afasto a possibilidade de uma agradável surpresa, daquelas que ninguém espera, como foi o querido Vanderlei em Atenas 2.004.

    Quanto ao Judô, concordo com Você.

    Obrigado.

    Abraços.

    Alberto.

    Curtir

  3. Roberto Caminha Filho Says:

    Murray,
    A natação é feita pelos clubes e patrocinada por pais, clubes, prefeituras e governos. A CBDA é a representação do esporte. A Confederação deveria ter a verba para pagar as competições da Seleção Brasileira e ter um Programa Olímpico.
    Os clubes e os pais estão cansando e a natação está acabando. Cesar Cielo e o nadador de peito não conseguem nadar 90 metros e dão aquele resultado para o Brasil. Eu acabarei acreditando que somos melhores que a Austrália.
    Os clubes e os atletas devem ser “olhados” pelo Estado que é o verdadeiro culpado pela entrega generosa a quem não faz a Natação que deve ser feita.
    Por que o Estado não dá milhões para a formação de jogadores de futebol?
    É a mesma coisa!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: