Home

Abrem-se As Portas Da Roubalheira.

julho 20, 2011

Estou no Canadá. Um dos países com melhor qualidade de vida do mundo e com índices de corrupção baixíssimos. Exemplo de civilização, de respeito aos direitos civis do cidadãos.

 Lí no UOL que o aeroporto de Cumbica será finalmente ampliado, por um custo inicial estimado em R$ 85,7 Milhões. E que a Infraero, por considerar obra emergencial, dispensará a licitação.

 Não é exagero, não. Eu conto isso a um canadense e ele não acredita. Não acredita mesmo. Por quê? Porque neste lado do mundo a corrupção não faz parte do cotidiano das pessoas. Claro que por aqui também devem ter alguns espertalhões. Mas são poucos. E há punição.

 No Brasil, mais do que aparentar ser um mal insolúvel, a corrupção tornou-se uma instituição tradicional. Assim como não nos assustamos mais quando alguém é assaltado num sinal, passamos a achar normal os governos nos vilipendiarem. Se houve a banalização da violência no Brasil, o mesmo passou-se com a corrupção, a ladroagem.

 Ficamos tão acostumados a elas que nem nos damos conta do acinte que é a notícia de que a Infraero gastará R$ 85,7 millhões para reformar um aeroporto sem licitação pública. Imaginem o valor depois que esse orçamento inicial tiver sido devidamente “explodido”, superfaturado, outra praxe no nosso País.

 Saísse essa notícia em qualquer nação democrática e civilizada do primeiro mundo, não há dúvidas de que causaria uma forte reação da sociedade. Os cidadãos desses países não estão habituados a serem roubados.

 Os “chatos” de plantão, grupo esse do qual faço parte com muito orgulho, cantaram essa bola faz tempo. O truque é velho. Usaram no Pan Americano de 2.007. Vão usar na Copa e na Olimpíada. Vão usar sempre que possível. Atrasam as obras de infraestrutura o quanto podem. Aí a solução mágica sai da cartola de algum político malandro, qual seja, a da obra emergencial e, por isso, sem licitação.

 Há quanto tempo não se sabe que o aeroporto de Cumbica precisa ser modernizado? Ou só agora os luminares da Infraero se deram conta disso?

 Há muito se sabe que o Brasil precisa de grandes obras de infraestrutura. E não é por causa de grandes eventos esportivo, não. O País necessita desses investimentos porque nos últimos anos cerca de 30 milhões de brasileiros melhoraram de vida. Da miséria absoluta, passaram, felizmente, a serem consumidores. E o Brasil não tinha, como ainda não tem, infraestrutura para abrigá-los. Usar Copa e Olimpíada como justificativa para tais obras é conversa de gente oportunista. Daqueles que querem transformá-las em “emergenciais” para faturar com isso. Esses investimentos são necessários porque a sociedade brasileira precisa deles para viver melhor. Não porque a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional estão exigindo.

 Pode ser ingenuidade, mas ainda tenho esperanças de que a Presidenta Dilma dará um basta nessa gente. A grande chance para a Presidenta mostrar a que veio está aí. Se ela conseguir enquadrar essa trupe de safados e adotar novas práticas para o País, poderá entrar para a história no rol das pessoas de bem.

Anúncios

4 Responses to “Abrem-se As Portas Da Roubalheira.”

  1. wagner Says:

    Prezado Alberto,

    visito diariamente seu blog, e este post em especial é perfeito, reflete o que muito cidadãos pagadores de impostos pensam. Já reclamei, mandei e-mail prum monte de autoridades e as respostas (quando vem) são bajulatórias ou coniventes com a corrupção e o descaso.

    Em vida não acredito que verei um país sério, com corruptos na cadeia, e olha que só tenho 30 anos…. quem sabe minha filha ou meus netos vejam essa mudança.

    Ao contrário de você, não guardo esperança de que a presidente Dilma fará algo contra essa roubalheira… pode guardar esse comentário e me cobrar quando acabar esse mandato da Dilma.

    Abraço e continue na luta!

    Curtir

  2. lucimar Says:

    Lendo os comentários do Sr. sinto-me viva de verdade. Ontem passei exatamente 4horas na fila do HC para pegar remédio para os meus pais aposentados e trabalhadores de uma vida. Hoje papai com 82a e mamãe 79a.Ao longo dos anos,o que mais vemos é só corrupção,impunidade,mando e desmandos.Somos uma nação rica por natureza mas por demais manipuláveis até por comodismo.O país será palco de dois eventos esportivos de grandes proporções mundiais.Ao mesmo tempo é 76º colocado em analfabetismo no ranking mundial.Na saúde o que vemos nos telejornais é pouco frente a real realidade.Ao passo que os incentivos fiscais para construções de estádios de Futebol, levam políticos à frente das câmeras de TV como ato heróicos de atitudes que terei que mais uma vez que pagar sem ser consultada.A Presidente tem claro estas mazelas. Mas quando , começa a trabalhar,aparece seu “padrinho”, falando para a UNE suas bizarrizes habituais.Ai nossos questionamentos vão ficando com um sabor amargo quando lemos entrevistas de cidadãos “responsáveis”por Confederações tripudiando de tudo e de todos.Mas ainda existe uma luz no fim do túnel e esta luz se chama Alberto Murray.

    Curtir

  3. Elizandro Says:

    Caro Alberto, seu último parágrafo neste excelente texto me deixa com duas emoções em conflito, uma a da esperança, a mesma que você, outra emoção é aquela de riso de quanto de boca com um aff logo depois dizendo, não seja ingênuo.

    A Dilma entrou pela porta dos fundos do poder, foi jogada lá as pressas porque o PT simplesmente não tinha nome melhor, todos os outros estavam e estão até as orelhas enterrados na lama da corrupção.

    Então, continuo com a mesma impressão até agora, que o país está seguindo um rumo próprio, a presidenta não tem alma ainda nem se sente segura ainda para mandar no poder. E acho que nunca terá. Uma pena. Mas continuemos na esperança…. sempre.

    Curtir

  4. lucas Says:

    Hoje em dia a roubalheira rola solta nas obras em que há licitação. Estão pensando em fazer uma ponte que liga Salvador à ilha de Itaparica, o preço está na escala de bilhões.
    Trabalho no governo, as coisas são piores do que vcs imaginam.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: