Home

Pressa No Julgamento É Pior Para A Defesa De Cesar Cielo.

julho 9, 2011

O desejo de Cesar Cielo e da CBDA em apressar o julgamento do atleta é ruim para a sua defesa. Um laudo arbitral não sai assim em um estalar de dedos. O processo tem que ter o seu curso natural, para que todas as partes possam apresentar suas alegações, produzir todas as provas que desejar, prestar depoimentos, ouvir testemunhas, apresentar memoriais, de forma que os Árbitros possam formar a sua convicção.

Olhando a júrisprudência dominante do CAS em casos exatamente iguais, a tendência é que Cesar Cielo seja suspenso por dois anos. Se o nadador acredita que possui elementos suficientes para elaborar bem a sua defesa, precisará de tempo para a produção de suas provas. E em um caso como esse, isso leva tempo. O mero depoimento de Cielo alegando que não teve culpa e tampouco foi negligente porque houve contaminação cruzada, não servirá para convencer o Tribunal de que deve ser absolvido. Se de fato houve contaminação cruzada, essa uma prova que seu Advogado deverá produzir. A tal farmácia de manipulação da cidade natal do nadador nega a existência de contaminação. Não se poderia esperar outra coisa da farmácia. Se assumisse o erro ficaria desmoralizada e sujeita a uma ação de perdas e danos.

A defesa de Cielo precisa de tempo. O caso requer perícia técnica para comprovar contaminação (se é que ainda há algo a ser periciado). É necessário que os proprietários da tal farmácia e os profissionais que manusearam aquele lote de medicamentos prestem depoimentos. Se a defesa de Cielo, por exemplo, conseguir provar que ao mesmo tempo em que produzia as pílulas de cafeína do lote que foram parar no organismo do nadador, manuseava furosemida, aumentam as chances da produção da prova necessária para sustentar a tese da contaminação cruzada.

O tempo corre em favor da defesa de Cielo. Apressar o julgamento não é bom para ele. A não ser que haja uma grande marmelada, o que não acredito que acontecerá. O CAS tem sido, até o momento, uma Corte séria e confiável. Absolver Cielo sem uma prova contundente e irrefutável de que houve contaminação cruzada, seria uma novidade no CAS.

Anúncios

5 Responses to “Pressa No Julgamento É Pior Para A Defesa De Cesar Cielo.”

  1. Nilson Duarte Monteiro Says:

    Alberto,

    A CBDA cometeu o mesmo erro que a CBAt cometeu com a Maurren.

    Se ela desse uma punição para Maurren por negligência e a CBDA o mesmo com Cielo, ou seja, seis meses de gancho, tudo tinha se resolvido, mas não, quiseram passar a mão na cabeça dos atletas, a Maurren levou 2 anos e o Cielo está arriscado a levar o mesmo.

    Curtir

  2. Boris Says:

    Prezado Alberto,
    As provas técnicas produzidas são contudentes.
    A furosemida presente na urina quando administrada produz o efeito da diluição. Caso a furosemida apareça na urina, sem que ela esteja diluída é um fato incontestável de que ela sofreu carregamento e em uma quantidade não quantificável. Ou seja, algum produto entrou no corpo contaminado por furosemida.
    Lembro que essa constatação está fartamente comprovada pelos resultados laboratoriais. A urina dos quatro atletas apresentou-se concentrada, o que não impede que o exame antidopping encontre substancias dopantes. Há documentos que comprovam a contaminação.
    A cafeína usada pelos atletas estava contaminada de furosemida conforme laudos do LADATEC.
    ISSO É CIÊNCIA.
    Daí a convicção de um dos maiores nomes do Dopping mundial. Dr. Eduardo de Rose. Esse senhor está tão convicto de que houve contaminação por causa dos resultados laboratoriais. Acredito que você conheça ele muito bem.

    Acredito que esse caso do Cielo vai ser um divisor de águas. Porque não podemos juntar o “doping adverso acidental” que, nesse caso, eu não considero doping pois não preenche o que define a Lei como doping, com os outros.

    Pano rápido, a urina da atleta Dyanara estva diluída.

    Boris, como Eduardo de Rose, sempre acreditando na ciência.

    Curtir

  3. Torcedor Says:

    Prezado Alberto,

    Gostaria de alguns esclarecimentos. A partir de qual “quantum” de pena fixado, Cielo não poderá disputar o mundial? E a partir de qual quantidade de pena não poderá disputar os Jogos de Londres? E do Rio? Agradeço a atenção.

    Curtir

    • albertomurray Says:

      Se Cielo disputar o mundial e for suspenso depois, os resultados dele serão anulados. Se for suspenso até os Jogos de Londres, ficará fora. Se for suspenso por seis meses, pelas leis atuais ficará fora, pois o CIO não permite que atletas suspenso por seis meses faltando um ano para a Olimpíada participem da competição. Mas o CAS ainda vai decidir sobre isso em agosto. Sobre o Rio 2.016, por ora, não há impedimento algum.

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: