Home

O Doping De Cesar Cielo.

julho 3, 2011

Não estou aqui para julgar Cesar Cielo e os outros nadadores, cujos exames de doping resultaram positivos. Não quero colocar em dúvida as justificativas que o campeão olímpico deu ao público.
Mas não posso me furtar a comentar o lamentável episódio à luz de precedentes que têm ocorrido com outros atletas vis-a-vis o comportamento das entidades dirigentes do esporte no Brasil e no mundo.

Claro que a repercussão do anúncio de doping de Cesar Cielo é infinitamente maior do que de outro desportista de menor expressão. Dependendo de quem for, o caso não chega sequer a ser noticiado. Mas o fato é que, em face da lei, seja o Cesar Cielo, seja o José das Couves, o teste positivo de doping deve ser tratado com equivalência e coerência.

Em muitos outros casos semelhantes, incluindo os desportos aquáticos, os desfechos têm sido diferentes do tratamento que se deu a Cesar Cielo e os outros três companheiros. Nunca (nunca mesmo) ví um atleta pilhado no anti doping reconhecer que ingeriu substâncias proibidas. Há sempre justificativas de toda sorte. A culpa é sempre de alguém. O caso mais inusitado que chegou ao meu conhecimento foi a defesa apresentada por um ciclista europeu, que alegou ter feito sexo oral com uma mulher “contaminada”. E que, por isso, a substância proibida apareceu no seu organismo. Não obstante os louváveis esforços do ciclista para defender-se (o que é um direito sagrado de qualquer cidadão), ele foi punido com suspensão. Recordemo-nos de Mauren Magi, cujo clostebol entrou no seu corpo em razão de uma singela sessão de depilação. E nem por isso deixou de ser punida. Em casos mais recentes, apenas ressaltando os nomes mais conhecidos no Brasil, lembremo-nos de Daiane dos Santos e Fabíola Molina.

Se a Federação Internacional de Natação (FINA) e a WADA abstrairem o fato de que Cesar Cielo é uma das grandes estrelas do campeonato mundial da modalidade que será realizado em breve na China (considerando os julgados recentes da própria FINA e da Corte Arbitral do Esporte), é improvável que o nadador escape de uma punição mais severa. A regra geral tem sido que se alguma substância dopante é encontrada no corpo de um atleta, não interessa o motivo, este será punido com algo consideravelmente mais pesado do que uma simples … advertência.

Hoje em dia o esporte é um grande negócio, com muito dinheiro envolvido. O pagamento indiscriminado de quantias vultosas é uma das causas que levam os atletas a se doparem. Na engrenagem que movimenta o esporte todos ganham muito dinheiro. O esporte precisa do patrocinador. O que o esporte oferece em troca é o atleta genial, que quebra recordes fenomenais para atrair a atenção do mundo.

Banir do campeonato mundial, às vésperas de sua realização, uma estrela de primeira grandeza traria muitos prejuízos aos patrocinadores e à modalidade.

Anúncios

3 Responses to “O Doping De Cesar Cielo.”

  1. Leonardo Says:

    Tome a pílula vermelha:
    “In 100 years, people will laugh at us for trying to ban drugs”
    http://www.independent.ie/sport/other-sports/in-100-years-people-will-laugh-at-us-for-trying-to-ban-drugs-1451365.html

    Curtir

  2. Victor Sbrighi Says:

    Doc.
    De conformidade com os dois últimos parágrafos, sim, ele se dopou e não, ele não vai ser suspenso, pelo menos no campeonato que ocorrerá na China.

    Aquela máxima de que “pau que dá em Chico da em Francisco” deveria valer. A farmacia negou a contaminação alegada. não combinaram direito a defesa.

    abraços

    Curtir

  3. Adilson Says:

    As justificativas de atletas para a mídia têm a mesma credibilidade das desculpas de marido que aprontou e foi pego. São hilárias e servem para consumo interno até a coisa esfriar. Alguns meses após vem o veredito da federação internacional.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: