Home

Pista de Atletismo Do Clube Espéria.

junho 20, 2011

Nesta pista meu avô, Major Sylvio de Magalhães Padilha (www.sylviodemagalhaespadilha.com.br) treinou e tornou-se um dos maiores atletas do mundo de sua geração, o primeiro sulamericano a atingir uma final olímpica em atletismo, nos 400 metros sobre barreiras, em Berlin, 1.936. Venceu o Troféu Helms, dado pelas Helms Foundation, nos EUA, ao mais destacado Atleta de todas as Américas, em todas as modalidades.

naquela época Éspéria, Tietê, Pinheiros, Paulistano, Vasco, Fluminense e tanto outros Clubes mantinham equipes de base no atletismo. Hoje o atletismo de base praticamente inexiste. Apesar das polpudas verbas públicas que abarrotam os cofres da Confederação Brasileira de Atletismo, esta não consegue popularizar o esporte. O Troféu Brasil de Atletismo hoje em dia (também criado por meu avô, quando chefiava o Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo) é retrato da modalidade. A competição mais importante do País não tem público. Quem a assiste são os próprios Atletas, dirigentes, alguns parentes, mei duzia de curiosos e, quando muito, um baleiro.

Uma alternativa para que esses estádios da Copa do Mundo não virem “elefantes brancos” é, como já sugerti aqui neste Blog, fazer de cada um deles um centro de desenvolvimento e massificação do atletismo no Brasil. Bastará uma pequena reforma para que os estádios possam ter uma pista e usá-la para massificar o esporte.

Anúncios

3 Responses to “Pista de Atletismo Do Clube Espéria.”

  1. Eusir Bastos Says:

    Boa tarde, Alberto. Sou Eusir Bastos, jornalista aqui do Clube Esperia e fiquei muito interessado em suas declarações sobre seu avô. Gostaria de conversar contigo a respeito. Há esta possibilidade?

    Meu e-mail é eusir@acadesystem.com.br

    Abraços!

    Curtir

    • Rafael Says:

      Eusir,

      Acabei de ver seu post aqui no blog do Alberto.
      Sou arqueiro do Espéria.
      Senti muito orgulho em saber que o Major Padilha, um dos nossos heróis olímpicos, treinou onde hoje eu treino!
      Creio que o Alberto não recusará seu convite, visto que ele é um dos poucos no Brasil que resgatam verdadeiramente a história dos heróis do desporto brasileiro, amante do fair play, e meu amigo.

      Obrigado Alberto por colocar nosso Clube no seu relato. Poucos conhecem a história esportiva de São Paulo e o quanto esses clubes que você citou (e que foram objetos de estudo do meu TCC) fizeram por SP e pelo desporto brasileiro.
      É uma grande pena que muitos deles não tenham mais o prestígio de antigamente.
      Me orgulho de ser um Esperiota, e agora, cada vez que me encaminhar até o Stand de Tiro com Arco vou imaginar o Major correndo naquela pista.

      Grande abraço!

      Rafael De Lima

      Curtir


  2. No exerccio de 2009 a Federao Paulista de Atletismo seus diretores colaboradores parceiros clubes tcnicos e rbitros pareciam j saber da Olimpada brasileira… Programas em parceria com o Governo Federal o Governo Estadual a Confederao Brasileira de Atletismo Prefeituras e empresas da iniciativa privada vo solidificando os nomes que estaro em pauta e esperamos no pdio dos Jogos do Rio… Agradecemos famlia do atletismo e a seus aficionados pelo transcurso de 2009 feito de forma transparente e acima de tudo consequente…

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: