Home

João Havelange Faz 95 Anos!

maio 7, 2011

Amanhã, domingo, Dia das Mães, João Havelange completa 95 anos. Ele nasceu em 08 de maio de 1.916, no Rio de Janeiro.

Na minha opinião, uma das frases de maior impacto na apresentação final do Rio de Janeiro ao Comitê Internacional Olímpico como Cidade candidata aos Jogos Olímpicos de 2.016 foi de Havelange que, ao subir ao púlpito, após cumprimentar a todos, disse “Convido a todos para celebrar comigo o meu centésimo aniversário no Rio de Janeiro, por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2.016.”

Tenho certeza de aquela forma de abordagem caiu bem aos membros do Comitê Internacional Olímpico. Foi uma mensagem positiva, entusiasmada, otimista, uma bela estratégia de marketing para aquele momento.

O chamado de Havelange contrastou positivamente com o discurso fúnebre de Samaranch que, ao subir naquele mesmo púlpito, disse aos seus pares algo como: “Sei que não me sobram muitos anos mais de vida. Então peço aos senhores que me proporcionem a derradeira alegria de ver Madrid escolhida como sede Olímpica de 2.016.”

Apelo por apelo, marketing por marketing, o de Havelange foi muito melhor. Samaranch morreu não muito tempo depois. Se não viu Madrid como Cidade olímpica, assistiu ao êxito de Barcelona, seu lugar de nascimento, em 1.992, em Jogos Olímpicos bem organizados e que ajudaram a Catalunha e a Espanha a superar a era do medo do franquismo.

Não quero entrar no mérito de ações e medidas controvertidas da carreira do dirigente Havelange. Todos sabem quais são as minhas posições.

Pessoalmente, ele sempre nos dedicou amizade e atenções desinteressadas. Ele próprio e sua sempre amável mulher, Anna Maria.

Anúncios

3 Responses to “João Havelange Faz 95 Anos!”


  1. […] this link: João Havelange Faz 95 Anos! « Alberto Murray Olímpico This entry was posted in News. Bookmark the permalink. ← Igor Germano Seibert: GRÊMIO […]

    Curtir

  2. Nilson Duarte Monteiro Says:

    O Capo dos Capos.

    Curtir

  3. Rafael Says:

    Admiro Havelange. Ninguém é perfeito e como ser humano ele é muito mais que seus pares cartolas brasileiros. Não discuto seus atos, pois sou muito novo para tal. Mas é indiscutível o poder que ele tem e teve em levar o nome do Brasil ao mundo. Se os Jogos Olímpicos foram dados ao Brasil, foi em honra a João Havelange, e se comemorarmos seu centenário em 2016 ele deveria acender a pira do Maracanã, pois sem ele, Nuzman não faria sua festa aqui.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: