Home

O Novo Balanço Do Comitê Olímpico Brasileiro.

abril 14, 2011

A Folha de São Paulo deu e o Blog do Cruz repercutiu que o COB apresentou na assembléia geral um balanço patrimonial positivo. Ou seja, a entidade teria tido superávit. O COB não deu maiores informações sobre o assunto. E pelo que pude depreender, a assembléia geral foi suspensa, devendo ser concluída posteriormente.

Os balanços do COB sempre foram aprovados de sopetão. A assembléia geral costumava receber o balanço para aprová-lo ato contínuo. Eles sempre foram feitos de forma muito rudimentar e nunca vieram acompanhados de notas técnicas explicativas.

Se agora o balanço apresentar lucro, será, certamente, por causa dos maciços e continuados aportes de capital público aos cofres do Comitê Olímpico. E fica comprovado, mais uma vez, que o esporte de alto rendimento no Brasil é totalmente financiado pelo Estado. Enquanto sobra dinheiro para o alto rendimento, falta — e muito — para o esporte escolar. Esse modelo é um despautério.

Mesmo vivendo com dinheiro público, o Comitê Olímpico Brasileiro e a maioria das entidades dirigentes do esporte de alto rendimento não tem estruturas transparentes, não aplicam regras de governança corporativa, seguem sendo verdadeiros feudos. Na medida em que é o Estado que as financia, deveria haver legislação que as obrigasse a modernizar seus estatutos e administrá-las de maneira moderna, para que não parecessem ter um fim em si mesmas.

Se o balanço do COB realmente mostrar lucros, fica claro que dinheiro não lhes tem faltado. Os resultados têm sido muito ruins por falta de gestão competente. E, mesmo com lucro, há modalidades e Atletas que permanecem totalmente desasistidos.

Vale analisar aonde e como o COB coloca tanto dinheiro público que recebe.

Anúncios

One Response to “O Novo Balanço Do Comitê Olímpico Brasileiro.”

  1. Luca Egleses Medeiros Says:

    Mundotri Triathlon
    A CBTri comprou medidores de potência para todos os integrantes do Projeto Rio Maior, o que é fantástico. Porém, não vimos nenhuma referência à licitação disso em lugar algum. Para piorar, há atleta que nem é do Projeto e que diz que “comprou” o medidor no pacote da CBTri, um verdadeiro absurdo. É por essa e outras que é preciso pensar muito bem antes de se federar.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: