Home

Esporte E Política.

fevereiro 27, 2011

Reza a Carta Olímpica que o esporte deve estar desvinculado da política. Muito bem. É importante, porém, interpretar o que signfica esse princípio no mundo de hoje.

Dizer que esporte e política não se imiscuem não quer dizer que o Comitê internacional Olímpico, Federações Internacionais e Comitês Olímpicos Nacionais devam tolerar regimes autoritários, que desrespeitam os direitos humanos.

As entidades que promovem o desporto e os atletas deveriam ser exemplos, referências para a sociedade. Se uma das atribuições do esporte é possibilitar a paz entre os povos, deveria sê-ló, também, repudiar regimes autoritários. A influência que o esporte exerce sobre as pessoas é enorme. Se as entidades representativas do esporte mundial também cuidassem de colocar o peso de sua influência a serviço da democracia, seria excelente.

Mas não é incomum vermos dirigentes e atletas de braços dados com tiranos, seja homenageando-os por um motivo torpe qualquer, seja levando seus selecionados para disputar amistosos em Países autoritários, o que acaba servindo de propaganda para um regime duro.

Não deixar que a política interfira no esporte é, por exemplo, rechaçar pressões dos governantes para que um Comitê Olímpico Nacional boicote Jogos Olímpicos. Os Comitês Olímpicos de cada País não podem deixar que governos os utilizem como braço político. Mas nem por isso os Comitês Olímpicos devem bajular todo e qualquer governo.

Não concordo quando a FIFA promove algum torneio em nação de regime autoritário. Discordo quando a CBF marca um amistoso em Países que vilipendiam os direitos humanos e cujo jogo passa a ser cortina de fumaça para que o ditador do momento encubra a falta de democracia e as carências do povo.

O Comitê Internacional Olímpico, as Federações Internacionais e os Comitês Olímpicos Nacionais deveriam utilizar a força do esporte para denunciar regimes que torturam pessoas, onde há censura. Deveriam fazer parte do seleto grupo de entidades internacionais que lutam incansavelmente pelos direitos dos cidadãos.

Anúncios

2 Responses to “Esporte E Política.”

  1. Maurício Says:

    Sr. Murray:
    reproduzo o texto abaixo, que acabei de postar no blog do Sr. Cruz. Com certeza, depois dos costumeiros xingamentos que ele dirige a minha pessoa, pelo fato de sempre questioná-lo, provavelmente ele não responderá nada. Gostaria de saber a sua opinião a respeito desse fato esdrúxulo e escandaloso. Obrigado

    Maurício

    —————————–
    como é Sr. Cruz? nenhuma linha a respeito do escandaloso cargo que o “ilibado” Walter Feldman (aquele que queria introduzir o jogo de pôquer no currículos das escolas municipais paulistanas) aceitou do prefeito Kassab, o de ser “correspondente” da prefeitura paulistana em Londres, para as olímpiadas de 2012??? Tudo pago com o dinheiro do paulista/paulistano. Será que esse blog vai questionar o que a cidade de S.P., comandada por DEMos e Tucanos há anos, tem a ver com olimpíadas??? O salário e as despesas do “ilibado” secretário serão alvos de determinada ONG??? vamos ver…enquanto isso, paulistanos sofrem diariamente com enchentes e apagões, fruto do descalabro administrativo do grupo político que não pode ser criticado…

    http://advivo.com.br/blog/luisnassif/kassab-exila-secretario-em-londres

    Curtir

    • albertomurray Says:

      Caro Maurício, obrigado pelo post. Permita- me sugerir que Você reuna todas as provas que possui sobre os temas que mencionou e faça uma Representação ao Ministério Público Estadual. Assim eles vão investigar e punir eventuais culpados. Tenho certeza que o José Cruz vai apoiar essa iniciativa. Abraços. Alberto.

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: