Home

A Tal Da Democracia Direta. E A Confederação Brasileira de Atletismo.

fevereiro 25, 2011

Hugo Chávez, o ditador da Venezuela, utiliza os instrumentos da democracia para perpetrar a sua própria tirania. Chávez ignora os poderes constituídos da república toda vez que as leis o impedem de fazer aquilo que quer. Passa por cima do Congresso e do Judiciário e governa na base dos plebiscitos. Diz ele que o contacto direto com o povo lhe dá legitimidade para executar suas estrepolias. Se o povo diz sim em um plebiscito, que se danem os demais poderes da república, pensa Chávez. Isso chama-se democracia direta. E é muito comum em países de ditaduras populistas. É um desrespeito flagrante à Constituição. Ora, se o Congresso eleito pelo voto popular diz não ao executivo, isso deve ser respeitado. No momento em que o chefe do executivo ignora o papel constitucional do Congresso, dá de ombros para os representantes do povo e governa por plebiscitos, os mais elementares princípios da democracia são ofendidos. Geralmente os chefes de estado recorrem a esse artifício quando conseguem, maleficamente, aproveitando-se da miséria alheia manipular o pensamento e as atitudes de uma gente que se lhe torna servil. O chefe de estado passa a ter a sua própria clientela. Em países desenvolvidos e democraticamente estáveis, cada esfera de poder é respeitada de acordo com as suas atribuições constitucionais.

Guardadas as devidas proporções, o que tem ocorrido na Confederação Brasileira de Atletismo é essa famigerada tal de democracia direta. Utilizando-se de mecanismos da democracia, construiu-se um sistema polticamente forte, de um homem só, que muda o estatuto quando e como quiser. E que tem a seu serviço uma clientela débil de projetos e que depende de seu talão de cheque para sobreviver. Isso é muito ruim para a democracia. É péssimo para o desenvolvimento sustentado dos Atletas e do esporte de uma maneira geral.

Anúncios

2 Responses to “A Tal Da Democracia Direta. E A Confederação Brasileira de Atletismo.”


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Alberto Murray Neto, Alberto Murray Neto, Alberto Murray Neto, Alberto Murray Neto, Alberto Murray Neto and others. Alberto Murray Neto said: @JanelaOlimpica A democracia direta na Confederação Brasileira de Atletismo. No http://bit.ly/gI2CNA […]

    Curtir


  2. Semelhante ao que acontecia (acontece ainda com menor intensidade) no Taekwondo. Há mais ou menos 10 anos, diversas ligas independentes foram criadas, por causa de divergências com a presidência da CBTKD, que hoje, parece começar a engatinahar no rumo certo.
    Infelizmente, os atletas ainda são reféns das confederações, já que são elas que selecionam de certa forma os representantes nas mais importantes competições.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: