Home

Blog Do Cruz Analisa O “Bolsa Pódio”.

fevereiro 17, 2011

Bolsa Pódio será paga só em 2013

Texto de José Cruz – Blogdocruz.blog.com.br

         Ao alardear que a Medida Provisória cria duas novas categorias, os burocratas do Esporte não informam que a Bolsa Atleta categoria Pódio (a mais valorizadas, com R$15 mil/mês) será paga somente a partir de 2013. O discurso do ministro Orlando Silva é ilusório,  enganador, pois quando anuncia o novo benefício dá a entender que será pago imediatamente. Não.

        Vejam o que diz a Medida Provisória 502/2010:

  Art. 8o  Os atletas serão beneficiados para um ciclo olímpico completo, sendo que a sua permanência no Programa Atleta Pódio será reavaliada anualmente, estando condicionada ao cumprimento do plano esportivo previamente aprovado pelo Ministério do Esporte e à permanência no ranqueamento, conforme disposto no inciso IV do art. 7o

§ 1o  Para efeito desta Lei, ciclo olímpico e paraolímpico é o período de quatro anos compreendido entre a realização de dois Jogos Olímpicos ou dois Jogos Paraolímpicos, de verão ou de inverno, ou o que restar até a realização dos próximos Jogos Olímpicos ou Jogos Paraolímpicos.

 Ou seja: o ciclo olímpico dos Jogos de 2008 termina em 2012, quando começara outro de quatro anos, como diz o parágrafo acima.

Relatório do TCU

O Relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União sobre o Esporte Nacional de Alto Rendimento (EAR), têm uma informação que exibe como o esporte é tratado de forma desleixada, Brasil afora.

Além das visitas que os auditores do TCU realizaram em várias cidades nacionais, distribuíram questionários sobre o assunto, via e-mail. No total, foram três tentativas de obter o maior número de respostas possíveis. O resultado assusta:

1.   Dos 2.949 questionários enviados a bolsistas, apenas 210 foram respondidos (7%);

2.   151 questionários às confederações e federações: apenas 30 respostas, ou 20%

3.   552 questionários a escolas públicas: 89 retornaram ao TCU (16%)

4.   23 questionários às federações de Desporto Escolar: 10 respostas, 44%;

5.   14 questionários a universidades, com 8 respostas, 57%.

Espertos

A Bolsa Atleta foi criada em 2004. Completará sete anos em junho. Todo esse tempo teve gestão exclusiva do PCdoB, que ignorou os vários alertas da comunidade esportiva para dar novos rumos ao programa.

        Ontem, 45 minutos antes de o Jornal Nacional, da Rede Globo, apresentar notícia sobre o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), identificando  irregularidades no Bolsa Atleta, o Ministério publicou em seu site informações referentes às mudanças no programa.

         Essas mudanças dão prioridade aos atletas olímpicos sobre as demais modalidades, e estão na Medida Provisória 502/2010, aprovada no Senado com alterações e, por isso, voltará à Câmara dos Deputados para nova apreciação.

 

Por José da Cruz às 12h23

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: