Home

Conversa Com A Rádio CBN E As Reeleições Nos Clubes.

janeiro 24, 2011

No sábado passado, dia 22 de janeiro de 2.011, conversei ao vivo com parte da competente equipe de esportes da rádio CBN. Queriam saber minha opinão sobre o possível terceiro mandato de Juvenal Juvêncio na presidência do São Paulo Futebol Clube. Sem entrar no mérito se a gestão dele foi boa, ou não, sou contra o terceiro mandato. Uma das coisas boas que o São Paulo tem (ou tinha), é (ou era) justamente a alternância de gente no cargo máximo do clube. Dar a um presidente, qualquer seja ele, a possibilidade de um terceiro mandato, pode ser a primeira de outras coisas ruins, que devem ser evitadas. Se abrem uma exeção para isso, podem abir para outras coisas. Não é possível que não haja ninguém no São Paulo capaz de assumir o posto, seja da oposição, ou da situação.

Essa história de que os clubes são entidades privadas e que são os seus associados que devem decidir os seus
destinos, inclusive quanto às reeleições infindáveis é o argumento que, podem notar, utilizam aqueles que são considerados os piores dirigentes esportivos do País.

Dirigente ruim é aquele que põe a “bancada do esporte” para fazer lobby contra leis que limitem as reeleições em clubes, federações, Confederações e no Comitê Olímpico Brasileiro.

Em vez de seguir essa gente, que não faz bem algum ao esporte, o São Paulo deveria manter em seus estatutos o veto à terceira reeleição, por questão de princípios.

Se o próprio Comitê Internacional Olímpico, quando houve aquelas denúncias de compra de votos para a eleição de cidades olímpicas reduziu o mandato de seu presidente a uma única reeleição, porque não fazê-lo também no Brasil?

Que o São Paulo Futebol Clube não caia na sedução maléfica de entrar nessa esparrela de manter indefinidamente os seus presidentes no cargo.

Anúncios

3 Responses to “Conversa Com A Rádio CBN E As Reeleições Nos Clubes.”

  1. Baroni Says:

    Caro Alberto,

    Este post vem de encontro com meus pensamentos. Sou atleta e sofro com a péssima gestão de minha confederação nacional. Ela é de propriedade de um presidente oportunista, onde tem apenas 3 federações estaduais, em nome de mãe, irmão e primo. A jóias para filiar-se é de R$ 35.000 (é sério), está nos estatutos.
    TODOS os atletas desta Confereração estão descontentes, mas não nos movemos porque temos acima de tudo o sonho olímpico, e qualquer movimento resultará em expulsão e não convocação.
    Existe extrema má gestão e incapacidade na gestão dos recursos da Lei Piva.
    Pensei em conversar com o senhor, afim de buscar uma solução por meios legais.
    Enfim, mais detalhes, caso o senhor possa nos ajudar, posso passar por email, de forma privada.
    Admiro e sigo o seu blog a muito tempo, mas com este post resolvi entrar em contato.
    Forte abraço

    Curtir

    • albertomurray Says:

      Obrigado. É um grande problema não haver a necessária ampliação dos colégios eleitorais. Atletas deveriam ter poder de voto em todas as Federações e Confederações. Abraços. Alberto.

      Curtir

      • Baroni Says:

        Nós atletas queremos abrir federações estaduais e entrar na justiça pedindo uma liminar que permita a nossa filiação à confederação nacional.
        Em seguida convocaríamos eleições.

        Outra maneira é denunciar a imcompetência e má gestão ao COB, mas em caso de intervenção o Nuzman colocaria um de seus candangos, o que talvez seja até pior.

        O que vc acha da primeira opção? podemos entrar na justiça comum com tal finalidade? Ou o estatuto que define regras de filiação são intocáveis?

        Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: