Los Angeles Times De 27 De Julho De 1.932. A Saga Da Viagem No Navio Itaquicê.

O texto seguinte foi publicado no Los Angeles Times, na chegada da delegação brasileira aos Jogos da X Olimpíada, em Los Angeles, 1.932:

“Topnotcher among the man is SYLVIO DE MAGALHÃES PADILHA, cadet at the Brazilian Military Academy, the best 400m hurdles athlete in all southern continent and LÚCIO DE CASTRO in pole vault.”

A viagem da nossa delegação a Los Angeles entrou para a história do esporte nacional. A bordo do navio Itaquicê, os Atletas brasileiros zarparam rumo aos Estados Unidos em 26 de junho de 1.932. Chegaram ao porto de São Pedro, em Los Angeles, em 24 de julho de 1.932. Para desembarcar naquela Cidade, cada Atleta teria que pagar um dólar. Nossa delegação possuía somente 24 dólares. Após reunião, o Chefe da Delegação decidira que ali apenas desembarcariam os Atletas de maiores possibilidades. Os demais seguiram para São Francisco, para tentar o desembarque naquela Cidade. O comandante do Itaquicê era o Almirante Paulo Martins Meira, que mais tarde viria a ser Diretor Financeiro do Comitê Olimpico Brasileiro e Presidente da Federação Internacional de Basquete.

Sobre essa viagem, possuo um documento histórico. Tenho comigo o diário de bordo que meu avô escreveu desde a saída do Rio de Janeiro até a chegada a Los Angeles. Sem dúvidas, uma peça muito importante que narra uma página importante do esporte nacional.

Categorias olimpismo

10 comentários em “Los Angeles Times De 27 De Julho De 1.932. A Saga Da Viagem No Navio Itaquicê.

  1. Olá Alberto. Meu nome é Luiza, estou pesquisando a vida do atleta Adalberto Cardoso. Vi o post do seu blog e me interessei pelo documento do diário de bordo que você disse ter. Teria como nós conversarmos? Escrevi meu email abaixo

    Obrigada.

    Curtir

  2. Caro Alberto,

    Sou historiadora e estou pesquisando a vida de Maria Lenk para um documentário sobre a história da natação olímpica brasileira. Gostaria de entrar em contato contigo para saber se poderia pesquisar no Diário de seu avo a saga da delegação brasileira a bordo do Itaquicê . Muito obrigada att. Eloá Chouzal

    Curtir

  3. Marcos Horacio Azevedo outubro 24, 2011 — 7:48 pm

    Oi Alberto,
    Tudo bem? Parece que não sou o único interessado nos Jogos de 32… Estou produzindo um doc sobre a participação brasileira naqueles Jogos e gostariavde conversar com você a respeito deste registro que você tem da viagem do Itaquicê. Agradeceria muito se você pudesse entrar em contato comigo. Obrigado!

    Curtir

  4. Tudo bom Alberto, sou Conrado da Produtora Carmela e fazendo uma breve pesquisa na Internet sobre Adalberto Cardoso que foi o ultimo colocado na prova dos 10.000m e achei esse seu post sobre as olimpíadas de 1932, achei que seria importante entrar em contato com você pois estamos procurando documentos sobre esse atleta, matérias escritas, materiais de audio ou video, tudo que possamos encontrar mais sobre ele. Você poderia de certa forma nos informar onde conseguir tais materiais, ou mesmo familiares dele ainda vivo ou qualquer coisa que possa preencher um pouco dessa história qual ele viveu em Los Angeles? Seria muito importante para a memória olímpica brasileira. Desde já agradeço pela atenção

    Curtir

  5. Olá, Alberto.

    Meu nome é Camille, trabalho para uma produtora chamada Bizum comunicação. Nós estamos pesquisando para fazer um programa sobre A memória do esporte olímpico. Estou procurando o contato da família do Adalberto Cardoso, o homem de ferro. Você poderia me ajudar?

    Aguardo o contato,

    Abraço.

    Curtir

  6. Olá Alberto, assim como vários outros que entraram em contato com você, trabalho em uma produtora no Rio de Janeiro e também estamos tentando fazer um filme do Adalberto. Porém precisamos obrigatoriamente da autorização dos familiares, você teria como nos ajudar a conseguir algum contato. Cso positivo por gentileza entrar em contato pelo e-mail contato@kino.art.br

    Curtir

  7. Olá Alberto, como muitos já devem ter entrado em contato com você, procuro mais informações sobre o atleta Adalberto Cardoso. Caso possa ajudar deixo meu email producao@pinkflamingo.com.br.
    Trabalho em uma produtora de SP e estamos com um projeto sobre o maratonista, porém pouco se sabe sobre o mesmo. Portanto, qualquer informação é bem vinda.
    Obrigada pela atenção,
    Chloe

    Curtir

  8. Luiz Sérgio Keim agosto 19, 2016 — 7:16 pm

    Olá. Meu nome é Luiz Sérgio Keim. Meu pai – WALTER KEIM era o Primeiro Piloto desta fatidica viagem do navio Itaquice. Tem como obter o diário de bordo através de email ou outra forma possível.
    Meu email é luizsergiokeim@globo.com

    Curtir

  9. Entro em contato com Você via e-mail. Obrigado. Abraços.

    Curtir

  10. Luiz Sérgio Keim agosto 26, 2016 — 10:42 pm

    Estou aguardando a sua resposta.
    Abraços
    Luiz Sérgio Keim

    Curtir

Deixe um comentário