Home

O Estatuto Da Confederação Brasileira de Atletismo E O Veto A Pedro De Toledo.

janeiro 17, 2011

Já faz algum tempo, depois de muita pressão e desgastado por sua longa permanência no poder, Roberto Gesta de Melo ampliou o colégio eleitoral da assembléia geral da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat). Eu aplaudi a iniciativa. Ganharam voto na assembléia geral da Cbat, os Atletas medalhistas olímpicos, as cinco equipes mais bem colocadas no Troféu Brasil no ano anterior e os Técnicos medalhistas olímpicos cujos seus Atletas ainda estiverem vivos.

O problema reside justamente nesta última categoria. Ora bolas, porque somente os Técnicos cujos Atletas medalhistas olímpicos estejam vivos? É uma incoerência. A verdadeira razão é uma só. Gesta de Melo não quer dar voz na assembléia geral ao excelente Pedro Henrique Camargo de Toledo, o Pedrão, Técnico do inesquecível João Carlos de Oliveira, nosso João do Pulo.

Pedrão é um nome de peso no atletismo e è oposição a Gesta de Melo. Pedrão é do tipo que, do alto de sua autoridade, não tem medo de dizer o que pensa. É natural que em qualquer ambiente democrático haja oposição. Mas Gesta de Melo quis fazer democracia ao seu modo.

Quando lí essa proposta protestei veementemente neste Blog. Gesta de Melo acusou o golpe.

Todos os demais pontos entraram em vigor, exceto o item que dava direito de voto aos Técnicos. A explicação que foi dada foi a de que a questão do voto aos Técnicos ficaria para depois e que voltaria para a análise do departamento jurídico da Cbat.

Passado mais de um ano, nunca mais voltaram publicamente ao tema.

No entendimento casuístico da Cbat, o Técnico medalhistas Olimpico só é bom enquanto o seu atleta é vivo. Se o seu atleta morrer, o Técnico perde os méritos?

Essa excção esdrúxula proposta pela Cbat teve, sem hipocrisias, um único condão: não dar voz e voto a um dos grandes Técnicos do atletismo brasileiro, Pedro Henrique Camargo de Toledo. Não gostar dele é um direito que tem Gesta de Melo. Mas por essa razão querer calar a voz do Pedrão é inaceitável.

Anúncios

5 Responses to “O Estatuto Da Confederação Brasileira de Atletismo E O Veto A Pedro De Toledo.”

  1. Nelson Rocha dos Santos Says:

    O Pedrão,para quem não o conhece,é desses técnicos tipo paizão.Competente,amigo e severo no momento preciso.Quiz o destino,que por ocasião da Copa do Mundo de Montreal em 1979,não havia Mundial de Atletismo,o Pedrão fosse o responsável por mim e pelo Altevir.Na ocasião nos tornamos Campeões,batendo o poderoso EUA.Particularmente no Pan do México- 1975,passei muito mal em um treinamento de revezamento e lá estava o Pedrão levando-me no colo para ser socorrido.Era assim comtodos.Sua presença,seu carinho e suas atitudes o fazia diferente,comparável,talvez ao “Velho Genário”,que dia 28 fará 90 anos e em sinceridade ao Lancetta.
    Tenho certeza que o Pedrão tem cadeira cativa nos corações de todos que com ele viajaram,treinaram ou conviveram.
    Valeu Alberto.
    Beijo Pedrão.
    Nelson Rocha ( Nelsinho )
    obs:Beto,dá meu e:mail para o Pedrão!!!

    Curtir

  2. Adilson Says:

    Em 1969, o professor Pedro, já consagrado como técnico de seleções brasileiras de atletismo, pegou literalmente na enxada e fez uma caixa de saltos em um terreno desprezado no colégio Anhanguera no bairro da Lapa (SP). Na ocasião, bastou esta ação para abrir as portas do atletismo para uma série de alunos do colégio dentre eles eu. E do atletismo veio a carreira profissional.
    Professor, a diferença que existe entre uma atitude mesquinha como essa e o senhor é passível de se medir – UMA BIOGRAFIA.

    Curtir

  3. Fernanda Says:

    Concordo com o Nelsinho, quem conhece o Pedrão sabe do seu coração. Infelizmente atleta no Brasil só serve enquanto ta na mídia, porque depois morre na miséria!E ainda se fala em incentivo….

    Curtir

  4. Edilene Santana Ferreira Says:

    O Pedrão é mais que um pai. Ele é um educador não só para seus atletas, sua sabedoria e generosidade ao lidar com pessoas vai alem do esporte Ele orienta e direciona as pessoas na vida. Por infelicidade me parece que so sera reverenciado quando se for e não puder mais falar o que pensa e defender suas convicções que não se baseiam em simples comentarios ou qualquer forma de opinião acalourada e sim em reflexão e anlise. Pedrão é um dos ultimos grandes tecnicos da historia do atletismo no mundo. Que treinou e direcionou campeões sem todos os recursos de treinamento e as tecnologias dos materiais esportivos que temos hoje. Sempre foi um visionario. Eu como sua ex atleta sinto um imenso orgulho e satisfação em te-lo como pai, amigo, companheiro e exemplo. “Voce sera um atleta por um breve periodo da sua vida, mas gente voce sera para sempre!” foi de ensinamentos como esse que eu cresci diante desse grande homem.

    Curtir

  5. Márcia Costa Says:

    Boa tarde;
    gostaria de saber notícias do técnico Genaro, fui atleta dele no colégio Arte e Instrução e depois passamos para a Gama Filho, meu nome é Márcia Costa, já faz algum tempo que o procuro.
    Márcia Costa

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: