Passaportes Diplomáticos.

Veio à tona a enxurrada de políticos que pedem passaportes diplomáticos para seus entes queridos. Não é somente o ex presidente Lula que assim o fez. A Folha de hoje traz matéria sobre o assunto. Ter passaporte diplomático virou uma coisa banal no meio político.

O brasileiro adora qualquer tipo de carteirinha, que lhe dê alguma qualificação qualquer. Ostentar carteirinhas é sinônimo de prestígio para aqueles que as têm. Uma das que mais glamour entre os amigos, é aquela que permite que o sujeito entre de graça em jogos de futebol e se aboleta nas tribunas de honra.

O tal passaporte diplomático nada mais é do que uma dessas carteirinhas, que os políticos usam pata contar aos amigos na cervejada de domingo.

O Itamaraty deveria ter mais atenção com a distribuição banal de passaportes diplomáticos. Aquele que o tem sem merecer é cafona. E o Itamaraty desmoraliza-se.

O exemplo que tive em casa: Ao meu avô, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Presidente da Organização Desportiva Pan Americana e Primeiro Vice Presidente do Comitê Internacional Olímpico, por várias vezes foi-lhe oferecido o tal passaporte diplomatico. Ele sempre recusou. Nunca foi diplomata. Seu passaporte era aquele azul, chamado de passaporte de serviço, que não tinha qualquer regalia e não dispensava vistos, nem as longas filas nas alfândegas do mundo, incluindo o Brasil.

Não são carteirinhas e nem os cargos que fazem os homens. Mas justamente o oposto. Os homens que se dão ao respeito é que fazem seus cargos.

O Brasil avança em vários setores. Mas a turma “jeca”, no sentido ruim da palavra, é um mal tradicional no País. Assim como o é a corrupção.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close