Estádio De Remo Da Lagoa Vira Shopping Center. Meu Comentário No Website www.Remo2016.com.br , de Carlos Martins.

O Estádio de Remo vira Shopping e a CBR fica muda.
24-10-2010
O Estádio de Remo vira Shopping e a CBR fica muda.
Pierre de Coubertin. 2º Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI)
Por Alberto Murray Neto

O esporte brasileiro cresceu e desenvolveu-se sob os auspícios de uma geração romântica que tem sua filosofia calcada nos princípios olímpicos do Barão Pierre de Coubertin*. Nesse contexto, o remo aparece como um dos grandes exemplos da abnegação que definiram os conceitos do esporte brasileiro. Impossível não considerar a relevância dos pioneiros que faziam das casas de barcos a sua própria moradia, de modo que pudessem, às cinco horas da manhã, colocar as embarcações nas raias para treinar, de forma que houvesse tempo de trabalhar. Os tempos mudaram. Mas estas são as raízes do esporte nacional, que inspiraram tanta gente de outras modalidades.

O Remo é tratado pelas autoridades como uma modalidade “menor”, o que é absolutamente injusto, haja vista os parcos recursos que sempre recebeu da Lei Piva.

A Lagoa Rodrigo de Freitas é o berço do Remo do Brasil. Depois que os rios Tietê e Pinheiros tornaram-se inviáveis à prática do esporte, o Estádio de Remo da Lagoa passou a ser realmente a única referência. Tudo fora daí ainda é feito com extrema dificuldade e, em alguns casos, com pobreza absoluta. Isso não é digno de um País que vai sediar as Olimpíadas daqui a seis anos.

A eleição do Wilson Reeberg fez sorrir a possibilidade de um reerguimento do remo brasileiro. Com o apoio que teve da comunidade, deveria ter assumido com autoridade suficiente para enfrentar os poderes constituídos e surgir como uma nova liderança no cenário nacional. Tenho a impressão de que, não obstante as boas intenções do Wilson, ele tem sido subserviente aos ditames do que há de pior na cartolagem nacional. A CBR tem uma dívida financeira grande. E para pagá-la, não é necessário bajular ninguém, até porque é ilusório achar que o Comitê Olímpico Brasileiro, por exemplo, irá responder por essa dívida. Não irá, justamente para manter a espada eternamente na cabeça de seu presidente, como uma ameaça. Wilson não precisa disso.

Pelo contrário, estivesse eu no lugar do Wilson, teria exigido maior apoio ao remo, não pela política do beija mão. Mas, sim, do alto das tradições do esporte e lastreado na credibilidade daqueles que me haviam apoiado. O Remo não pode ser subserviente.

Por essas mesmas razões, fico triste quando vejo praças esportivas servindo a interesses empresariais que não têm nenhum comprometimento verdadeiro com o desenvolvimento do esporte. É o que me parece estar havendo com o Estádio de Remo da Lagoa. Ganharia muito mais o remo se o dinheiro investido para a construção de um centro comercial fosse destinado à melhoria desse esporte no Brasil, na sua massificação. Sem quantidade, não tiraremos a qualidade. E o Remo tem que ser massificado, pensando em um trabalho de longo prazo. Programas imediatistas não servirão para muita coisa. E não vejo no remo, até agora, assim como na grande maioria das modalidades olímpicas, um programa social que nos possibilite ver diversos centros de desenvolvimento desse esporte em todo o Brasil. Somente assim, em um trabalho de base de pelo menos 12 anos, seremos capazes de formar equipes sólidas e continuadas e deixar de viver de talentos naturais, valores esporádicos e isso somente poderá ser feito se a comunidade de ex-remadores for chamada a participar desses projetos. Espero que esse projeto da Petrobrás com o Instituto Passe de Mágica faça isso com o remo. Eu confio muito na capacidade de gestão da Paula. Se não for assim, não será possível avançar como se deve.

Alberto Murray
www.ESPN.com.br/albertomurrayneto

Categorias olimpismo

2 comentários em “Estádio De Remo Da Lagoa Vira Shopping Center. Meu Comentário No Website www.Remo2016.com.br , de Carlos Martins.

  1. Boa tarde Alberto.O que voce achou da declaracao do Tony Blair falando que e normal o estouro do orcamento de olimpiada e readequacoes recorrentes??

    Curtir

  2. O Tony Blair entrou para a história como um dos mais mentirosos da União Européia. Daí Você já tem idéia do que eu penso dele. Abraços. Alberto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close