O Importante É Só Sediar.

Mais uma da série: o negócio é sediar !   

Rio receberá os Jogos Mundiais dos Trabalhadores
13/10/10 – Agência CNI
 
 
José Paulo Lacerda
O SESI apresentou a candidatura informal do Rio nos últimos Jogos Mundiais, em Tallinn, Estônia
O SESI apresentou a candidatura informal do Rio nos últimos Jogos Mundiais, em Tallinn, Estônia

Brasília – O Rio de Janeiro sediará mais um grande evento esportivo internacional, além dos Jogos Mundiais Militares, em 2011, da Copa do Mundo de 2014, das Olimpíadas de 2016 e dos Jogos Gays em 2018: a cidade acaba de ser escolhida para abrigar os Jogos Mundiais dos Trabalhadores, em 2013. A decisão foi tomada em reunião na Sicília, sul da Itália, da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), organismo europeu vinculado à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Pesaram na escolha do Rio, cuja candidatura foi oficializada no último dia 5 de outubro por diretores do Serviço Social da Indústria (SESI), a infraestrutura, a atratividade turística da cidade e a experiência do SESI na realização de competições internacionais de trabalhadores. A informação é do gerente-executivo de Cultura, Esporte e Lazer da instituição, Eloir Simm, que participou das negociações na Sicília. Será a primeira vez que os Jogos Mundiais da CSIT, uma espécie de olimpíadas dos trabalhadores, ocorrerão fora da Europa.

Ainda não está definida – se junho ou julho de 2013 – a época exata dos Jogos Mundiais dos Trabalhadores, que serão realizados no ano do centenário da CSIT, mas estima-se a participação de delegações de mais de 20 países.

O SESI havia apresentado informalmente a candidatura do Rio em julho passado, nos últimos Jogos Mundiais, em Tallinn, na Estônia, baseando a proposta no currículo de seis torneios mundiais de trabalhadores, de várias modalidades, que organizou no país. “A receptividade foi muito boa”, recorda Simm. O presidente da CSIT, Harald Bauer, afirmara, na ocasião, que o Brasil tem totais condições de sediar os Jogos Mundiais dos Trabalhadores em 2013. “Já acompanhei torneios organizados pelo SESI e sei como a instituição é primorosa no planejamento e execução de torneios esportivos”, disse Bauer.

Com a aprovação da candidatura do Rio, o Brasil poderá melhorar seu desempenho na competição com o apoio direto da torcida. Representado pelo SESI, que levou à Estônia uma delegação recorde, de 153 trabalhadores, o Brasil conquistou em julho a quarta posição no ranking geral do torneio, com 49 medalhas em seis dias de disputa.

Concorrendo com trabalhadores de 22 países, os brasileiros foram campeões no futebol de campo e alcançaram o pódio na natação, atletismo, vôlei de praia, tênis e tênis de mesa. Apenas no voleibol e no xadrez o Brasil não conquistou medalhas.

O SESI estimula as atividades esportivas nas empresas com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho saudável e, dessa forma, aumentar a produtividade. A seleção para os Jogos Mundiais é feita nos Jogos Nacionais, que mobilizam anualmente cerca de 2 milhões de trabalhadores no país. A última edição dos Jogos Nacionais ocorreu em abril, em Bento Gonçalves (RS), e a próxima está marcada para março de 2011, em Salvador.

Categorias olimpismo

2 comentários em “O Importante É Só Sediar.

  1. Sediar tem um custo que não é só financeiro.
    Na edição de domingo (10/10) do jornal “O Estado de S. Paulo” na página E5 há a reportagem intitulada “Brasil pode ajudar no sucesso da candidatura do país à Copa” em que ressalto o trecho abaixo:
    ” O governo do primeiro-ministro Vladimir Putin cobrará caro pelo apoio dado ao Rio na escolha da cidade como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Sob ordens de Moscou, os tres votos que a Rússia tinha no COI foram dados à candidatura brasileira. Agora, o Kremlin quer que o presidente Lula quite sua dívida antes de sair do governo. A forma de pagamento seria convencer a CBF e outros países sul americanos a votar pela Rússia. ”

    Nitidamente a Carta Olímpica foi jogada no lixo por Putin e talvez muitos outros.

    Curtir

  2. Quando destaca a posição do Brasil nos Jogos dos Trabalhadores percebe-se a diferença entre efiência e uma má administração do esporte, vide SESI X Brasil. Parabéns a toda rede SESI!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close