Chicago 30 Graus. A Maratona de 10/10/2.010.

Look at what’s happened to me,
I can’t believe it myself.
Suddenly I’m up on top of the world,
It should’ve been somebody else.
Believe it or not,
I’m walking on air.
I never thought I could feel so free.
Flying away on a wing and a prayer.
Who could it be?
Believe it or not it’s just me.”

“Indian Summer in Chicago”: Maratona em Chicago aos quase trinta graus e umidade relativa do ar relativamente baixa. Nada do que se esperava para essa época do ano. Mas a razão pela qual se treina muito é justamente para conseguir superar as condições adversas. E assim o fiz. Os treinos para a Maratona de Chicago começaram logo após a de Paris, em abril. As diversas viagens me fazem literalmente correr pelo mundo, não importa a hora e nem o tempo.  Treinei em Berlin, Frankfurt (ao lado do belo rio), Parma, Milão sob chuva muito forte, Santos, Frankfurt de novo (o rio é muito agradável), Hamburgo, Milão mais uma vez (agora sem chuva), sob o calor fortíssimo de NYC, no Central Park, em Las Vegas, no deserto de Nevada, com 45 graus e incríveis 2 % de umidade relativa do ar, em Charleston, South Caroline, também sob forte calor e umidade relativa do ar alta, Zurich, Lausanne (na beira do Lac Leman), São Paulo e Ibiuna.

Uma pequena lesão no perióstio incomodou-me no começo da prova. Mas um machucadinho de nada não iria me fazer diminuir. São nessas horas que me vem à mente o exemplo dos Heróis Olímpicos. Não que eu queira comparar-me a algum deles. Claro que não é isso. Tomo a perseverança dessa gente como exemplo para não desistir nunca. Lembro do campeão olímpico de judô, cujo nome agora me escapa, que lutou a final com o pé quebrado e ganhou a medalha de ouro. Subiu ao pódio amparado por quem havia derrotado na final. Recordo-me de Steve Ovett, que fugiu do hospital em Los Angeles, 1.984, para correr a prova dos 1.500 metros. Do Lars, que mesmo após o acidente, continuou sendo um dos maiores do mundo. Uma vez fiz uma conferência com o título de “Heróis Olímpicos, Suas Emoções e Sua Função Social”, em 1.984, no Esporte Clube Pinheiros, antes mesmo de entrar na Faculdade, em que tentei expor um pouco do que esses grandes Atletas significam.

Certamente não fosse o calor de hoje, teria feito meu melhor tempo. Cheguei bem perto; bem perto mesmo. Mas isso não importa. Vale muito treinar e correr bem, chegar em condições de imediatamente após a linha de chegada, pensar na próxima.

Agradeço ao Marco Antonio Oliveira, meu Técnico e uma das pessoas mais sérias e competentes do atletismo no Brasil. Também à Nutricionista Débora Ferraz, cujo trabalho competente se mostra essencial em uma corrida em condições adversas . Aos Médicos, Valter Nilton Félix, Flávio Alóe, Mário Sérgio Rossi Vieira e Renato do Amaral Masagão. Vanessa, João e Guiga, que estão aqui comigo.

Quero ressaltar três fatos desta Maratona: (a) no treino em Lausanne, na beira do Lac Leman, quase em frente ao Museu Olímpico, dei uma respirada funda pela boca e engoli uma série de pequenos insetos suíços que foram sugados garganta; adentro (b) hoje, enquanto corria, ví em frente a uma igreja um Padre irlandês aplaudindo os Atletas. Não estava de saias.  Maratona e Padre irlandês para os brasileiros dá frio na barriga. O Vanderlei Cordeiro que o diga; e (c) corri com uma fitinha promocional da Maratona do Rio de Janeiro, que me foi dada pelo simpático pessoal que estava na feira de esportes. E de quem recebi, verdadeiramente, os votos de sucesso e boa sorte. Não somente na Maratona de hoje. Mas na luta por um esporte olímpico diferente no Brasil.

Correr uma Maratona é como caminhar nas nuvens.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Chicago 30 Graus. A Maratona de 10/10/2.010.

  1. Parabens Doc, eu ainda chego lá
    abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close