Geisa Arcanjo É Flagrada No Doping. Atletismo Do Brasil Tem Quer Mudar. Gesta de Mello Tem Que Sair.

Há mais ou menos quatro anos atrás, nossa ONG Sylvio de Magalhães Padilha fotografou um kit de frascos de controle antidoping contendo seis recipientes com numeração idêntica. Uma fraude seriíssima. É convite à manipulação do doping. A Jornalista Mariana Lajolo fez execelente reportagem no Jornal Folha de São Paulo sobre tema. O Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Atletismo minimizaram o fato, deram de ombros. Dias antes do começo do campeonato mundial de atletismo, em Berlin, escrevi um artigo no Jornal O Estado de São Paulo em que reiterava que os exames anti doping no Brasil eram falhos, inescrupulosos. Gesta de Mello ligou-me da Alemanha, esbaforido, dizendo “que desse jeito dava vontade de largar tudo”. Publiquei neste Blog a íntegra da minha conversa com ele. Ele se deu por satisfeito. Mandou-me um e-mail dizendo isso. O atleta que se dopa está na linha de frente. Mas nem sempre é o único culpado. Há de se investigar todos que estão ao seu redor, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, agentes e … dirigentes. Uma modalidade que contém muita gente dopada, é uma modalidade podre. Em Países sérios, quando há avalanche de doping, a cartolagem, mesmo que sem culpa direta no episódio, pede demissão antes que seja defenestrada de seus cargos. No Brasil isso não acontece. Se Gesta de Mello tiver o mínimo de brios que seja, deve, neste momento, pedir demissão. Claro que não o acuso de ser conivente com o doping. Mas a modalidade que ele preside está cada vez mais recheada de escândalos de doping. Ele não consegue mais controlar isso. Nos EUA, recentemente, dirigentes olímpicos demitiram-se em razão da descoberta de vários atletas dopados. Os dirigentes eram cúmplices? Creio que não. Mas lideravam um sistema em que não podiam mais controlar a utilização do doping. Esses escândalos de doping mostram que não há ação preventiva de controle por parte dos dirigentes. Os atletas não têm qualquer respeito por eles. O atletismo do Brasil, com raríssimas exceções, vive seu pior momento. Há de se arejar as estruturas, em todos os níveis. E Gesta de Mello deve largar o cargo ao qual se apegou, assim como os mariscos se apegam às pedras do mar. Abaixo, a matéria de hoje do UOL Esporte. Geisa, que decepção!
05/10/2010 – 18h03

Após ouro inédito no Mundial Juvenil, Geisa Arcanjo é pega no antidoping da IAAF

Do UOL Esporte
Em São Paulo
 
Geisa Arcanjo comemora medalha de ouro no Mundial juvenil de atletismo. Atleta de 18 anos havia conquistado o primeiro ouro da história do país Geisa Arcanjo comemora medalha de ouro no Mundial juvenil de atletismo. Atleta de 18 anos havia conquistado o primeiro ouro da história do paísA Confederação Brasileira de Atletismo anunciou nesta terça-feira que a atleta Geisa Rafaela Arcanjo foi pega no antidoping durante o Mundial Juvenil de atletismo, realizado em julho deste ano, em Moncton, no Canadá. A atleta havia conquistado o ouro inédito para o país na prova do arremesso de peso.

Segundo o comunicado da entidade, foi encontrada amostras de hidroclorotiazidada na urina da atleta. A substância, uma espécie de diurético, é proibida pelo agência antidoping da IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Geisa foi a primeira atleta brasileira a vencer uma prova no Mundial Juvenil ao conquistar o ouro no arremesso de peso. A brasileira arremessou 17m02, superando as chinesas Qianqian Meng e Shuang Cui, medalhas de prata e bronze, respectivamente. Na ocasião, ela era a segunda colocada no ranking Mundial, com a marca de 17m11 e apontada pela CBAt como uma das melhores atletas juvenis do país.

A nota diz também que a atleta alegou não ter feito uso da substância e que havia apenas tomado produtos para emagrecimento, tais como chá verde e óleo de cártamo. Geisa, entretanto, não avisou seus treinadores do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, onde integra a equipe permanente.

Uma comissão foi formada para apurar os fatos e concluiu que a arremessadora “ingeriu suplementos alimentares sem o devido conhecimento de seus treinadores ou de médico, apesar de todas as instruções e determinações do Centro em contrário, advertindo do risco que isso representava”.

A Iaaf não aceitou as explicações da atleta e também encontrou a mesma substância na amostra B da urina da brasileira. Suspensa, Geisa será agora julgada pela Comissão Disciplinar Nacional do Atletismo.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Geisa Arcanjo É Flagrada No Doping. Atletismo Do Brasil Tem Quer Mudar. Gesta de Mello Tem Que Sair.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close