Jose Cruz Analisa Entrevista De Carlos Nuzman a Mariana Bastos, Na Folha De São Paulo de Hoje.

Por Jose Cruz.

http://blogdocruz.blog.uol.com.br/

 22/08/2010

O país olímpico faz água na gestão esportiva

                                            

   “Eu topo o seguinte desafio: acaba com as confederações e eu dirijo tudo”!      

           As declarações do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, à repórter Mariana Bastos, na Folha de S.Paulo de hoje são de estarrecer.

       Em resumo, o dirigente diz que não compete ao COB formar atletas. Mas quem recebe dinheiro para tal? Não é o COB, que repassa os recursos das loterias para as confederações, conforme projetos apresentados?

       E as confederações não recebem, também, patrocínios dos Correios, do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobras, Infraero, Eletrobras e Casa da Moeda?

       “Não somos responsáveis pelos resultados das confederações”, diz Nuzman!

       Opa, Presidente! Mas são instituições diretamente ligadas ao COB! Elas formam a assembléia do COB!

       Não são essas que o elegeram e lhe dão sustentação há mais de 10 anos?

       Não é para as confederações que o Senhor repassa os recursos públicos do esporte?

       Não são os cartolas que o Senhor defende como eficientes gestores?

       E porque o Senhor diz, agora, que clube é que deve formar atletas? O COB dialoga com os dirigentes de clubes formadores? O COB repassa recursos para os clubes formadores?

       Não é o COB o gestor das verbas para o desporto escolar e universitário desde 2001? Se o COB  não tem nada a ver com formação de atletas por que promove os Jogos Escolares?

Na parede

       As respostas de Nuzman revelam que o dirigente antecipa desculpas para um possível fracasso brasileiro em próximas olimpíadas.

       Estamos sem hierarquia no comando do esporte brasileiro.  Diante dos holofotes e da fartura de dinheiro que virá, todos querem ser o comandante do barco.      Nuzman  e os cartolas das confederações sabem que não há tempo para detectar talento, hoje, para estar pronto em 2016. Tem que trabalhar com o que temos. E o que temos é um time fraco para o tamanho e potencial humano da juventude brasileira.

       Talvez por isso o presidente da Confederação de Atletismo, Gesta de Melo, já esteja tratando de cair fora do barco.

Resposta

       As respostas de Nuzman são, também, justificativas para o que disse o presidente Lula, na abertura da 3ª Conferência Nacional do Esporte, em julho, aqui em Brasilia:

       Dirigindo-se ao ministro do Esporte, Orlando Silva – que não tem qualquer liderança no setor – Lula disse, indignado, diante de uma platéia de três mil pessoas (que vieram à Conferência com viagem, hospedagem e alimentação pagas pelo Ministério do Esporte):

       “Orlando, eu já te falei que é preciso cobrar metas dos nossos dirigentes. Não é só dar dinheiro. Tem que cobrar metas de resultados e fiscalizar”.

       Querem puxão de orelhas mais vergonhoso do que esse? Mas  Lula fala essa verdade oito anos depois de ter assumido o governo. Deixou o esporte nas mãos de políticos inexperientes e quer resultados. Ora, ora, Senhor Lula!!!

Inédito

       Por isso, Nuzman diz agora – como está na reportagem – que “estamos preparando uma projeção de desempenho, e a meta vai ser divulgada anda este ano, baseado em medalhas”.

       Isso é inédito, Senhores.  Nuzman nunca quis fazer projeção antes de uma olimpíada. NUNCA! Nuzman está contra a parede, porque recebeu muito dinheiro e os resultados são pífios, inexpressíveis.

Intervenção

       “Eu topo o seguinte desafio: acaba com as confederações e eu dirijo tudo”!

       Mas como, Presidente? Intervenção geral? É uma nova diagramação para a estrutura do esporte?

       E quem vai se reportar ao Senhor, as federações, os clubes, com os quais o Senhor não quis dialogar, em nome da hierarquia? Ou isso é o reconhecimento da irresponsabilidade de muitos cartolas?

Reconhecimento

       Sinceramente, essa sua manifestação é um claro reconhecimento de que a desordem no esporte existe mesmo.

       E se agravou neste ano, depois que o Ministério do Esporte inventou criar a Empresa Brasileira de Legado Esportivo – Rio 2016 e a tal Autoridade Pública Olímpica. São instituições políticas para dar emprego aos partidários.

       E o presidente Nuzman sentiu-se ameaçado em seus poderes, já que o dinheiro para os Jogos Olímpicos 2016 passarão pela entidade pública criada por medida provisória, mas perto de não ser nem instalada. (falarei sobre isso amanhã).

           Para piorar, não são boas as relações de Nuzmam com muito presidente de confederação. O ambiente olímpico não está num bom momento.

Desordem

       Enfim: o Ministério do Esporte não dialoga com o da Educação, com o da Saúde, com o COB. É o dono do orçamento, mas péssimo gestor. Tanto que por conta de um de seus projetos – o segundo tempo – muita gente já foi parar na cadeia. Caso de Polícia.

       As federações apenas dão sustentação aos presidentes de confederações que, por sua vez, sustentam Nuzman. São responsáveis, TAMBÉM na desordem olímpica.

       Os atletas são maioria, mas omissos, têm medo de se manifestar. Uma vergonha.Lars Grael até que tentou dar autonomia para a Comissão Nacional de Atletas, a fim de que não fosse uma instituição chapa branca. Em vão. O velejador ficou sozinho no barco…

       E, para encerrar: o Conselho Nacional de Esportes nada mais é do que um órgão “balança-cabeça”, como ovelhas obedientes que concordam com as bobagens ditas pelo ministro Orlando Silva. E estamos a seis anos de receber os Jogos do Rio. Agora vai.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Jose Cruz Analisa Entrevista De Carlos Nuzman a Mariana Bastos, Na Folha De São Paulo de Hoje.

  1. Não entendo a surpresa: a vela e tantas outras modalidades estão sendo administradas pelo COB faz tempo, já que a liberação de recursos é apenas para eventos de promoção olímpica e preparação de equipes olimpicas de alto rendimento…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close