Uma Atuação Indigesta do Atletismo Juvenil Do Brasil No Campeonato Mundial Do Canadá. Por Culpa Da Cartolagem Insensível.

A Confederaçaõ Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico Brasileiro (“COB”) jactam-se de que, hoje, são entidades com dinheiro. É certo que mamam nas tetas do governo, pois é tudo dinheiro público (Caixa Econômica Federal + Lei Piva). Mas também é verdade que ambas têm o caixa cheio. Pois bem,  nada mais justo do que exigir resultados muito melhores, principalmente porque somos nós, brasileiros, que as sustentamos. Eles vivem com a nossa grana.

Hoje terminou o campeonato mundial juvenil de atletismo, no Canadá. E o Brasil teve resultados pífios, não obstante o esforço dos atletas e técnicos. Se tivesse havido uma preparação melhor, nossos jovens poderiam ter alcançado resultados expressivos.

Está mais uma vez provado que o Brasil continua vivendo de talentos exporádicos, que surgem aqui e ali, nada fruto da um trabalho social de base, de longo prazo. A participação do Brasil resume-se a uma emocionante medalha de ouro e a dois quartos lugares. No quadro de medalhas, restou-nos a 20ª colocação, atrás de países como  como Etiópia, Trinidad e Tobago, Jamaica e Quatar, apenas para citar alguns exemplos (vejam o link abaixo).

  http://www.iaaf.org/wjc10/results/eventcode=4146/medals/index.html

Tenho pena dos nossos atletas e técnicos. Primeiro porque a eles não é dado o apoio que merecem. Os técnicos ganham pouco, mesmo aqueles cujos atletas já ganharam medalhas olímpicas. Os outros então, nem se fale. Segundo, porque se manifestarem-se publicamente contra o COB, ou a CBAt, eles mesmos dizem que sofrerão relatiações e poderão deixar de receber o pouco que lhes dão. Este Blog recebe várias reclamações de membros da comunidade do atletismo do Brasil, que pedem sigilo sobre seus nomes.

Geisa Arcanjo, campeã mundial juvenil, enquanto treinava na praça, por falta de pista e de dinheiro, deu entrevista a ESPN Brasil dizendo justamente isso: “Nós já temos tão pouco e eles querem tirar o que nós temos?”. Tomara que agora a CBAT e o COB, autoritários que são, não lhe calem a boca. Pelo contrário, pelo bem do atletismo, Geisa deve falar mais. Este Blog também recebeu a informação de que a CBAt, agora, está tentando faturar em cima da vitória da Geisa, dizendo que ela so começou a dar resultados quando foi treinar em Uberlândia.  A CBAt é oportunista. Desrespeita a luta da campeã e de sua técnica Fátima Germano, como se antes de Urbelândia nada tivesse ocorrido. Repito a Geisa ganhou a medalha, apesar da cartolagem e não por causa dela.

Este Blog também recebeu, da boa turma do atletismo (que não pode falar porque senão leva pau), um estudo detalhado que demonstra que, ao longo dos 20 anos passados, os resultados do Brasil em Campeonatos Mundiais Juvenis não melhorou. A coisa continuou igual, com medalhas aqui e acolá. No geral, não se observam avanços o que, reitero, somente poderia ter acontecido se tivesse havido um trabalho de base, de longo prazo. Isso poderia ter sido colocado em prática, já que hoje os dirigentes deste esporte, no nivel federal, orgulham-se em dizer que têm dinheiro (embora as Federações Estaduais e os Atletas ainda sofram). Mas faltam-lhe idéias boas. Idéias modernas.

Considerando que esses atletas que hoje são juvenis são aqueles que, em 2,016, estarão no auge e considerando, ainda, que o atletismo é o esporte que mais medalhas distribui em Olimpíadas, vislumbra-se um futuro sombrio. A não ser que os dirigentes do atletismo federal reconheçam que é chegada a hora de parar, que o que foi feito esteve errado e saiam imediatamente de seus postos de comando ( colocar cargo à disposição em Assembléia Geral é pura demagogia, porque ninguém ali teria coragem de dizer o que pensa.)

Senão é capaz de o futuro do atletismo nacional naufragar logo no próximo passeio pelo Rio Negro que, para variar, como eles mesmos atestam, foi pago com dinheiro público.

Esse é o Brasil Olímpico! 

  Uma participação indigesta!

Categorias olimpismo

Um comentário em “Uma Atuação Indigesta do Atletismo Juvenil Do Brasil No Campeonato Mundial Do Canadá. Por Culpa Da Cartolagem Insensível.

  1. Que triste ver uma notícia desta, principalmente depois de ver o vitorioso time de volei, não tem como não pensar no volei, que faz um excelente trabalho de base, e os resultados estão aí para todos verem, na quadra, na areia, no feminino, no masculino. Espero um dia poder ver todas as modalidades olímpicas do Brasil seguindo os mesmos passos do volei e seus consequentes resultados. Antes disso espero também que todas as federações tenham um Ari Graça e uma organização como a CBV.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close