Enquanto Cesar Cielo Treina E Brilha No Exterior, Aqui No Brasil A Realidade Da Natação De Base É Bem Diferente. Esse É O Paisinho Olímpico.

Textos De Alex Pussieldi

 Desta vez tentaram “dar um jeito” nos nosso jovens nadadores !

 O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, foi cancelado hoje pelo árbitro geral da competição Marcelo Falcão. A competição estava em andamento desde sexta-feira, foi paralizada na manhã de sábado e se tentou recomeçar neste sábado a tarde quando foi definitivamente cancelada.

Alguns tópicos coletados com treinadores, pais e atletas que estiveram em Juiz de Fora:

* O complexo aquático pertence a Prefeitura de Foz do Iguaçu e tem duas piscinas de 25 metros, ambas aquecidas. O frio intenso na região sul e a dificuldade das caldeiras em aquecer as piscinas se complicaram nos últimos dias.

* Na sexta-feira, início da competição, tivemos uma atleta que passou mal mas vários preferiram nem entrar na água.

* Na etapa de sábado pela manhã, os árbitros tiveram de agir várias vezes ajudando aos paramédicos na remoção dos atletas que passavam mal com sintomas de hipotermia. Por duas vezes árbitros chegaram a pular na água de roupa para resgatar os nadadores.

* Dois clubes decidiram retirar seus atletas da competição antes da mesma ser cancelada.

* A Prefeitura se mobilizou colocando lonas de plástico para impedir a entrada do frio no ambiente assim como foram colocados aquecedores no local.

* A tentativa de se recomeçar a competição no sábado a tarde acabou sendo recusada pelo árbitro geral Marcelo Falcão que cancelou a competição.

* Assista como foi:

  http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1302307-7823-CRIANCAS+PASSAM+MAL+POR+CAUSA+DO+FRIO+EM+CAMPEONATO+DE+NATACAO,00.html

 sáb, 17/07/10

Por Alex Pussieldi

 

A QUARTA VEZ EM 2010
Publicado em 17/07/2010

É a quarta vez, a quarta vez em 2010. É a quarta vez que um local designado pela CBDA para sediar um Campeonato Brasileiro de Natação no mesmo ano não apresenta condições apropriadas para o evento. Não quero jogar lama, mas acho que as famílias, os clubes, os treinadores e principalmente os atletas estão sendo vítimas de um processo caduco e inapropriado.

O Troféu Maria Lenk não deveria ter sido em Santos. A piscina do Unisanta é uma piscina ótima, um local maravilhoso, mas não é para sediar o melhor campeonato nacional que a natação brasileira tem.

 O Brasileiro Juvenil não poderia ter sido em Campo Grande onde as condições também não eram adequadas e a piscina de aquecimento estava mais gelada que esta de Foz do Iguaçu.

O Troféu José Finkel 2010 estava marcado para Santa Bárbara do Oeste desde agosto de 2010. E desde o anúncio, este espaço anunciava aqui o absurdo que era a escolha de uma piscina que nem existia. Na época, nem projeto. 

E para completar, e de forma mais absurda, o Brasileiro Infantil de Inverno foi cancelado por falta de condições de realização. Não dá para colocar a culpa no frio. Ele sempre existiu, sempre foi assim, e a previsão deveria fazer parte de qualquer projeto sério e responsável.

Escolher um local para uma competição determina uma série de compromissos de quem vai sediar o evento, de quem vai organizar e de quem vai participar. Esta responsabilidade não pode estar atrelada a questões políticas. A escolha de um local deve ser sempre priorizando a questão segurança e técnica.

No Brasil, a escolha dos campeonatos é política !

Não são votados, não são discutidos. Não são sequer consultados. Federações que se interessarem enviam pedidos para sediar a competição, a CBDA escolhe. Nem a Comissão Técnica Permanente da CBDA formada pelos treinadores da Seleção Brasileira, nem o Conselho Técnico formado por representantes técnicos de todo país, nem a Assembléia Geral formada pelos Presidentes de Federações.

Ninguém opina, ninguém vota, ninguém decide. A decisão é só política e vem da CBDA.

Assim, quando um problema como este acontece, a responsabilidade só pode ser da CBDA. A única coisa que nos resta, é esperar que este processo passe a ser mais criterioso e responsável. O que se viu neste final de semana em Foz do Iguaçu foi uma vergonha.

Por Alex Pussieldi

 

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close