A FIFA Na África Também É Uma Grande Hipocrisia.

Cerca de um mês antes do início da Copa do Mundo o Estadão fez reportagem de página inteira em que mostrou o super faturamento que houve nas construções das obras de infraestrutura e estádios na África do Sul. Ou seja, roubaram o povo sulafricano. Assim como roubaram o povo brasileiro no super faturamento de 1.000% havido nos Jogos Pan Americanos do Rio 2.007. Esses grandes eventos desportivos estão tornando-se, cada vez mais, focos de grande corrupção.

No caso da Copa do Mundo, a FIFA adota uma postura paternal em relação à África do Sul. Como se estivesse fazendo um enorme favor em levar o torneio de futebol ao pobre continente africano. É como aquele cara que, durante o ano todo, é um tremendo picareta. E às vésperas do Natal vai à uma favela distribuir presentinhos para parecer algo que não é. O sujeito, no caso, usa a favela para fazer seu marketing pessoal momentâneo, talvez amainar o peso de sua consciência e mais nada. Na verdade, ele não está nem aí para os pobres. Seguirá seu caminho de malandro. Há muita gente assim.

Eu tenho a impressão de que a postura da FIFA nesta copa é mais ou menos essa, como a do exemplo que ilustrei acima. No fundo, a FIFA e seus patrocinadores não estão nem aí para a nação sulafricana e para o futuro daquele povo gentil. e, ao mesmo tempo, ainda tão carente.


Terminada a competição, quero ver o que a FIFA e os patrocinadores vão fazer com relação à África do Sul. A FIFA e seus parceiros empresariais teriam absolutas condições de, definitivamente, fincar no País projetos sociais relevantes, baseados no futebol que, certamente, gerariam grandes benefícios às futuras gerações. Deveria, ainda, a FIFA exigir a apuração rigorosa das razões do super faturamento que a matéria do Estadão demonstrou. Aonde foi parar esse dinheirama toda?

A outra opção da FIFA — e a qual eu acho que será o caminho que ela seguirá — é voltar para o seu bunker em Zurich e contabilizar o lucro financeiro que obtiveram na África do Sul.

Como escrevi na Folha quando o Comitê Internacional Olímpico deu ao Rio o direito de organizar os Jogos Olímpicos de 2.016, tudo isso é uma grande hipocrisia.

Categorias olimpismo

2 comentários em “A FIFA Na África Também É Uma Grande Hipocrisia.

  1. Aproveitando o gancho da Copa… Tenho uma dúvida, com relação a saída do trabalho para assistir aos jogos do Brasil na Copa gostaria de saber se tem conhecimento sobre essa “parada geral” em outros países? Eu, particulamente acho um absurdo as empresas dispensarem seus funcionários para assitir a uma partida de futebol e gostaria de saber se existe isso em outros paises.

    Obrigada,
    Adriane.

    Curtir

  2. O interesse pela Copa do Mundo de Futebol depende muito de País para País. Estava fora do Brasil nos dois primeiros jogos do Brasil. Estive na Alemanha e na Itáçia. Ví jogos de ambas as seleções nos rezspectivos Países. Eles têm interesse por futebol. Mas as coisas não param como se faz aqui no Brasil. Esse processo de histeria coletiva só mesmo no Brasil. É cultural.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close