Michel Theato, O Campeão Olímpico Tardio.

Maratona dos Jogos de Paris – 1900

         A Maratona disputada em Paris, nos II Jogos Olímpicos da Era Moderna, não apresentou as mesmas emoções que marcaram a prova quatro anos antes, em Atenas.  Foi realizada sob um sol causticante e, durante a corrida, os participantes receberam esguichos de mangueira, para evitar insolação.

 O francês Michel Theato conquistou o primeiro lugar e sua vitória deu margem a muitas reclamações por parte de ingleses e americanos. Alegaram que Theato, por ser padeiro, conhecia todos os detalhes do percurso, visto que efetuava entrega de pães diariamente. Por isso, teria corrido menos que os outros competidores, pois tomara alguns atalhos encurtando os 42 km que deveriam ser percorridos.  Os protestos foram considerados injustos.

Outros pesquisadores mencionam que Theato era um dos jardineiros do Racing Club e excelente corredor de longas distâncias.  Ao descobrir que dentre os festejos da Exposição Universal de 1900 estava incluída uma corrida de fundo, inscreveu-se e acabou por vencê-la.

Embora tenha sido declarado vencedor, Theato não recebeu o prêmio que lhe era destinado. O fato ocorreu doze anos mais tarde, quando foi descoberto que a corrida de longa distância disputada durante a Exposição Universal de Paris media 42 km. Portanto, coincidia com o percurso da Maratona Olímpica. Foi aí, então, que o francês Michel Theato, campeão olímpico da Maratona dos Jogos Olímpicos de 1900 recebeu a sua medalha.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close