O Desabafo De Amaury Passos, Ídolo Do Baquetebol Mundial.

Prezado Alberto:
 
Há já algum tempo ( bastante ) cheguei à triste conclusão que vivemos em um país ” meia boca “. Tudo é quase, ou nem tanto. Com excessão de nossos jogadores de futebol, modalidade que se constitue em nosso esporte nacional, os outros esportistas das demais modalidades vivem de esmolas e migalhas, desde sempre.
A nossa imprensa escrita, falada e outras se encarrega de aprofundar e aumentar o gosto pelo futebol publicando minúcias ridículas a respeito dos atletas e de ocorrências do dia a dia do futebol, dando-lhes destaque e ocupando mais de 90% dos cadernos esportivos. É uma falta de cultura total !
Recentemente a Hortencia Marcari e eu tivemos a honra de havermos sido incluidos no Hall da Fama do basquetebol da FIBA como jogadores, junto com o Togo Renan Soares ( Kanela ), técnico. Somos os únicos brasileiros. A FIBA, em seus mais de 75 anos de existencia filiou 176 paises, que através de suas federações registraram 85 milhões de jogadores, dos quais 12 estão incluidos no Hall da Fama. O jornal O Estado de São Paulo, o qual assino, publicou 04 linhas. Na mesma página, ocupando mais da metade da mesma havia uma reportagem sob o título: ” Kleber não treina por estar indisposto”. Se você não sabe, o Kleber ´é um jogador de futebol.
No presente , nosso presidente “sapo barbudo” que também se dedica a entrar em campos de futebol disfarçado de jogador atuando para platéia de atentos e solícitos” puxa sacos”, acaba de instituir um premio de R$ 100.,000,00  e uma espécie de aposentadoria mensal vitalícia de  aproximadamente R$ 3.500,00 para os campeões mundiais de futebol nos anos de 58, 62 e 66. Pergunto: 1) Qual o motivo de sòmente nesses anos ? e 2) Porque sòmente do futebol ?
Os jogadores de futebol são profissionais e já ganhavam dinheiro para jogar. Muito diferente dos atletas amadores, que com sacrifício pessoal dedicavam-se aos treinamentos e competições representando o Brasil e obtendo títulos não apenas mundiais mas também olímpicos. A grande maioria desses esportistas vive com dificuldades financeiras até hoje, alguns já faleceram nessa situação. Continuam desamparados….
É por tudo isso e outras tantas coisas que, diferente da maioria dos brasileiros, fiquei muito cético e preocupado com a conquista da obtenão da sede olímpica para 2016.
O lindo ( de outrora ) Rio de Janeiro, terá que se desempenhar e realizar em 5 anos tudo o que não fez em mais de 400……Sem considerar a total falta de cultura esportiva de nossa populaçao. 
Viva o Brasil !!
Grande abraço   
Amaury
Categorias olimpismo

4 comentários em “O Desabafo De Amaury Passos, Ídolo Do Baquetebol Mundial.

  1. Nilson Duarte Monteiro maio 17, 2010 — 5:54 pm

    Olá Alberto,

    Me solidarizo com o Sr. Amaury. Se o Ronalducho soltar um pum mal-cheiroso, vai virar notícia na certa e, de página inteira. Porém, se um atleta de qualquer outra modalidade ganhar um prêmio no exterior, são apenas algumas linhas e olhe lá. Na TV, 90% da programação é futebol. O domingo é o pior dia para assistir esses canais esportivos, é só futebol. Mas, não pense você que é só aqui no Brasil, assino vários canais estrangeiros e é só essa praga de futebol o tempo todo. Agora às véspera da Copa, virou um inferno.

    Curtir

  2. Victor Sbrighi maio 18, 2010 — 3:20 pm

    Boas Doc, Nada a acrescentar no texto do Amaury, falou tudo. Boa culpa é da imprensa, salvo alguns.
    abraços

    Curtir

  3. 100% de acordo com o Amaury. Imagine um atleta com os resultados que ele obteve, emitir uma opinião com este teor!! Façam uma ideia de outras modalidades!
    É o que digo a muito tempo, não temos mentalidade esportiva no Brasil. Futebol é profissão, não esporte. A midia não entende nada de esporte, nem de futebol.

    Curtir

  4. É uma falta de cultura total ! gr8

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close