O Fantasmagórico Centro Olímpico De Campos Do Jordão

As fotografias deste post são de um suposto “Centro Olímpico” que o Ministério do Esporte estaria construindo na cidade paulista de Campos do Jordão. Clique em cada fotografia para ampliá-las. Vejam o valor do investimento que consta em uma das placas. Ao visitar o tal Centro Olímpico, não se encontra nada além das placas e de um matagal. Uma daterminada empresa comprou material para construção de uma pista e não recebeu absolutamente nada do Ministério do Esporte. A pergunta é: Para onde foi este dinheiro?

Categorias olimpismo

5 comentários em “O Fantasmagórico Centro Olímpico De Campos Do Jordão

  1. Alonso de Toledo abril 27, 2010 — 10:12 am

    Prezado Murray: Esta nota, que reproduzo a seguir, é datada de 22 de agosto de 2006, e pode ser vista no site da CBDG – Confederação Brasileira de Desportos no Gelo:

    “A prefeitura de Campos do Jordão assina nesta terça-feira, dia 22, Protocolo de Intenções para a construção do Centro de Esporte de Inverno. O documento será assinado pelo Prefeito de Campos do Jordão João Paulo Ismael e o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo – CBDG, Eric Leme Walther Maleson às 17 horas.

    “O protocolo de intenções significa um avanço nas negociações para que a cidade possa ser sede do primeiro Centro de Esporte de Inverno, avaliou o prefeito, um dos principais incentivadores do projeto. “O Centro de Esporte de Inverno vai transformar a cidade na capital brasileira de desportos no gelo”.

    “De acordo com o Presidente da entidade Eric Leme Maleson, existem grupos de investidores interessados no projeto, dispostos a investir de 50% a 80% do custo. A construção do Centro é um passo importantíssimo para a CBDG, pois possibilitará o desenvolvimento e treinamento de atletas em território brasileiro, além de oferecer um local definitivo para a organização dos Campeonatos Brasileiros e internacionais da entidade.

    “Também como parte do acordo, alunos das escolas públicas de Campos do Jordão terão acesso gratuito ao complexo, através do Programa da CBDG: “PATINA BRASIL”, onde estudantes terão aulas de patinação no gelo.

    “A proposta do empreendimento surgiu paralela à vinda do Ministro do Esporte Orlando da Silva Júnior a Campos do Jordão ocasião em que conheceu o projeto do Centro de Treinamento de Alto Rendimento.

    “A parceria consiste inicialmente entre investidores da iniciativa privada e a contrapartida do município através de cessão de terreno e incentivos fiscais.
    O Centro de Esporte de Inverno já conta com projeto preliminar desenvolvido pela Confederação. No projeto há previsão de heliponto, pista de hóquei e patinação no gelo, áreas para prática de Curling, entre outras modalidades.

    “A idéia é de desenvolver o projeto como atração turística nacional. O clima e a altitude de Campos do Jordão são os pontos que favorecem a cidade para poder sediar o Centro. Para a construção das pistas de gelo seria utilizada tecnologia européia.

    “A prefeitura vai viabilizar a cessão de uma área próxima ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento, tornando o local em um mega-complexo esportivo. Num dos contatos feitos pela entidade com a prefeitura é destacado que com o término dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim a confederação iria direcionar os esforços na busca de viabilizar o projeto.(…)

    “Com a vinda do Ministro do Esporte, Orlando da Silva Júnior, no último dia 21 de julho foi efetivada a assinatura do convênio com a Prefeitura de Campos do Jordão para a construção de um Centro de Treinamento de Esportes de Alto Rendimento.

    “Com o fim do processo de licitação as obras devem ser iniciadas ainda em agosto. A expectativa é que a construção, orçada em R$ 1,91 milhão seja concluída em 15 meses.

    “O Ministro conheceu o projeto para o centro, durante coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito. Na ocasião ele afirmou que a construção do centro de treinamento simboliza os esforços do Brasil em se credenciar como país-sede para a Olimpíada de 2016.

    “Durante o encontro das autoridades, foi apresentado o projeto para o centro, que ocupará uma área de 100 mil metros quadrados no bairro dos Mananciais.

    “Serão 14,55 mil metros quadrados de instalações entre quadras poliesportivas, pista de saltos, mountain bike, bicicross, corrida e alojamentos, além de uma quadra coberta com capacidade para 2.000 pessoas.”

    Curtir

  2. Prezado Murray ….

    Há um erro grave no post.

    Uma coisa é o Centro Olímpico … e OUTRA é o centro de treinamento de gelo … a única coisa em comum é estarem na mesma cidade – e no caso da foto, na mesma “placa”. São projetos diferentes com promotores diferentes – bem como as fontes de recursos. O protocolo a que se refere o “post” seguinte, é da CBDG com a Prefeitura, que não envolve o Ministério do Esporte.

    Tem bastante material sobre isso na internet … é só googlar …

    abraços

    Curtir

  3. Obrigado pelos esclarecimentos. As placas que estão lá jogam tudo em um bolo só. O fato é que o Ministério público agora deverá investigar tudo isso. Um abraço. Alberto.

    Curtir

  4. Alonso de Toledo abril 30, 2010 — 9:25 am

    Prezado Flávio:

    O post apenas reeditou uma nota da CBDG, datada de 22/8/2006, relativa, sim, ao protocolo entre aquela confederação e a Prefeitura de Campos do Jordão para a construção do Complexo de Desportos no Gelo, mas que fazia referência à visita do Ministro do Esporte, Orlando da Silva Júnior, no dia 21 de julho daquele ano, para efetivar a assinatura do convênio com a Prefeitura de Campos do Jordão para a construção de um Centro de Treinamento de Esportes de Alto Rendimento, aquele da placa de obras.

    Conforme aquela mesma matéria, “com o fim do processo de licitação, as obras devem (deveriam) ser iniciadas ainda em agosto. A expectativa é (era) que a construção, orçada em R$ 1,91 milhão seja (seria) concluída em 15 meses”.

    Como se vê, a matéria fez referência a datas e valores relativos ao Centro de Treinamento mesmo, não apenas ao Complexo de Desportos no Gelo, e foi divulgada por uma Confederação ligada ao COB.

    Aproveitando o gancho, sabemos que nada do Centro de Treinamento foi materializado, além das placas, e quanto ao Complexo de Desportos no Gelo, alguma coisa mais foi executada? Como anda o convênio entre a Prefeitura e a CBDG?

    Um abraço.

    Curtir

  5. Que eu saiba, nada foi construído, pois há um problema com a cessão do terreno. A CBDG – que li pela imprensa – afirmou que poderia construir o centro de treinamento em outras cidades.
    Veja : http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,187,2860636,14423

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close