“Apesar De Você, Amanhã Há De Ser Outro Dia” – Chico Buarque. No Blog De Katia Rubio – http://blog.cev.org.br/katiarubio

Por katiarubio

Apesar de você amanhã há de ser outro dia (Chico Buarque)

Começo agradecendo ao Laércio e ao Alê por me ensinarem os caminhos das pedras para montar esse blog. Confesso minha ignorância com as linguagens digitais. Diria um bom behaviorista que fui modelada em esquema de reforçamento intermitente nas linguagens analógicas e fazer a transposição não é nada fácil.

 Esse blog nasce por causa de uma demanda específica: a acão que o COB move contra mim por causa do livro Esporte, educação e valores olímpicos e pela necessidade de socialização de todas as informações que essa situação desencadeou. Recebi muitos apoios de pessoas e instituições brasileiras e desses cantos todos pelos quais ando em congressos, conferências, foruns, simpósios e seminários. E posso dizer uma coisa de coração: solidariedade não ocorre apenas quando milhares morrem, vítimas de enchentes ou terremotos. A injustiça não natural também é capaz de desencadear atitudes altruístas de colegas e desconhecidos.

Vejo que o legado de toda essa situação é ficar com um espaço aberto de dicussão, indagação sobre coisas indignas, questionamentos, acolhimentos de perplexidades e, por que não, de manifestação de desejos que, como dizem, de tanto serem afirmados acabam por se tornar realidade.

O objeto da ação que o COB move contra mim é um livro, objeto precioso em uma sociedade marcada pelo analfabetismo funcional, pelas desigualdades sociais, pelo crimes ambientais e que, (acreditem!) fazem parte da agenda de discussões do Movimento Olímpico. Não temam!!!! Eu continuarei a fazer uso dessa palavra, seja ela proibida ou não. Uma vez que já não questionamos mais a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil agora é hora de perguntarmos como podemos fazer desses Jogos um exercício de cidadania. Isso mesmo, os Jogos são nossos. Cantava Sérgio Ricardo “a praça é do povo como o céu é do condor…” O exercício da cidadania como os Jogos Olímpicos começa com a participação popular apontando aos mandatários o que desejamos ter como legado dos Jogos. Ou fazemos isso, ou esperamos paralisados pelo que apenas nos for concedido. Mas, lembrem-se: tudo que é dado, também pode ser tirado.

Por isso um projeto de educação olímpica. Educação olímpica entendido não apenas como o ensino dos símbolos e das modalidades praticadas nos Jogos, mas principalmente tudo o que esse Movimento gera para a sociedade e o que ele representou para a história. É daqui que partimos. Espero aprender com esse momento e com essa ferramenta novas maneiras de me comunicar e de compartilhar esse bem tão caro a todos que é o conhecimento.

E isso é só o começo.

 Publicado em 5.02.2010. 9 Comentários
Por katiarubio

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close