Do Blog Do José Cruz. A Política Esportiva Do País Da Copa E Da Olimpíada Na Visão Do Partido Comunista Do Brasil.

http://blogdocruz.blog.uol.com.br/

 

Política esportiva sob a ótica do PC do B 103/11/20091/2009

       Nenhum processo doPan-2007 consta da pauta da reunião de hoje à tarde no Tribunal de Contas daUnião.

         Apesar disso, o ambiente político partidário no Ministério do Esporte anda muito tenso.

         Na conversa com um deputado próximo da cúpula do PC do B, soube que duas frentes do partido buscam marcar seus espaços na Esplanada dos Ministérios, já de olho num possível terceiro mandato do PT na próxima eleição presidencial.

         A disputa é entre a turma da União Nacional dos Estudantes (UNE) – três ex-presidentes ocupam postos chaves, a partir do ministro Orlando Silva – e a “velha guarda” do PC do B, liderada pelo secretário nacional de Esporte, Ricardo Leyser, apoiado pela paulista Nádia Campeão, que chegou a ser cotada para o ministério, em 2003.

Fraco

         Não fossem as denúncias de irregularidades com recursos públicos no Pan-2007, conforme investigações do TCU, Ricardo Leyser teria apoio do partido para o lugar do ministro Orlando Silva, pré-candidato a deputado federal.

         Porém, é o secretário executivo, Wadson Nathaniel Ribeiro, que está fortalecido, no momento. Se, de fato, vier a ser ministro, a UNE se manterá no poder do mais alto cargo do esporte nacional, pois, assim como Orlando, Wadson presidiu a histórica entidade, entre 1995 e 1997. O outro ex-presidente da UNE é Ricardo Cappelli, que preside a comissão técnica da Lei de Incentivo ao Esporte.

Indecisões

         Apesar da farta distribuição de recursos para entidades de São Paulo, a candidatura de Orlando Silva a deputado federal ainda não está sacramentada.

         Inicialmente, porque o presidente Lula deseja mantê-lo no cargo para levar adiante os projetos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Ou seja, o Planalto conta como certa a vitória do PT na próxima eleição presidencial.

         Mas há uma questão interna: o PC do B ainda não engoliu o interesse do baiano Orlando Silva sair candidato por São Paulo, onde tiraria votos, principalmente, do deputado Aldo Rebelo, que cumpre sua sexta legislatura, além de enfrentar o mais novo político do partido, o delegado  da Polícia Federal, Protógenes Queiroz.

         Protógenes coordenou a primeira fase da Operação Satiagraha, no ano passado, quando o principal alvo foi o banqueiro Daniel Dantas.

Ironicamente, é no Ministério do Esporte, comandado por seu partido, que o delegado encontrará farto campo para investigações, diante das denúncias de irregularidades com projetos do Segundo Tempo e Lei de Incentivo ao Esporte.

Mas, a candidatura é prioridade, claro, inclusive a de Orlando Silva, que aprendeu a lição rapidamente, usando o cargo público como trampolim político. É a tal “política esportiva” no país da Copa e da Olimpíada.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Do Blog Do José Cruz. A Política Esportiva Do País Da Copa E Da Olimpíada Na Visão Do Partido Comunista Do Brasil.

  1. Concordo plenamente com o artigo. De acordo com o relatório da CPI dp PAN 2007 instaurada na Câmara Municipal do Rio pag 11 o empreendedor responsável, junto à FEEMA pela relaização da Vila do PAN, é a empresa Quatro de Janeiro Administração e Participações Ltda, cujo controle acionário pertence a Maria Alice Carvalho Dantas (pessoa física), à empresa AGENCO e à empresa MGF Incorporações e pertencia, na época do licenciamento, à mesma senhora Maria Alice Carvalho Dantas.
    Esta senhora é nada mais nada menos mulher de Daniel Dantas. E daí ninguém, ninguém faz nada?
    No link abaixo tem video com reportagem com os perrengues enfentados pelos compradores/moradores deste empreendimento.
    http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/10/30/04023372E4A16366.jhtm

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close