“O Maracanã Tem A Cara Do Lula”.

Na sua apresentação do projeto Rio 2.016, Lula saiu-se bem. Falou o que lhe mandaram dizer. Não improvisou. Daí o presidente voltou ao hotel. Foi chamado de novo ao centro de convençoes. Ao voltar, seu aspecto era outro. Suava muito, tinha os olhos avermelhados. Estava um pouco descabelado. Sentou-se na cadeira à espera do resultado desajeitadamente. E depois pulou de alegria, não parava de improvisar,  dava e recebia tapinhas na barriga, foi descortes com seus Colegas Chefes de Estado. Permitiu-se a liberdades que a liturgia do cargo o impede de promover. Levou um beijo na bochecha enquanto falava, daquele que freneticamente balançava a cabeça, sentado ao seu lado.

Eu, desde os 15 anos fui petista, de esquerda. Fui petista na época em que até o Lula era do PT. Quando ele passou a andar de braços dados com gente que não gosto, politicos de passado sujo, preferi afastar-me do seu ex-partido. Certamente o Richer se recorda, da minha adolescência, em que eu defendia veementemente o programa de mudanças do PT. Eu achei que eles eram incapazes de roubar.

Certa vez, não faz muito tempo, há uns dois anos e meio, talvez pouco mais, um dirigente olímpico e esportivo, em um jantar de família no Rio de Janeiro, assim me disse: “Eu não ia ao Maracanã havia muito tempo. Cheguei lá e e vi tudo caindo aos pedaços. Em determinado lugar vi um bar que vendia pinga, horroroso. Eu logo pensei que aquele lugar tinha a cara do Lula. O Maracanã está com a cara do Lula. O Brasil de hoje tem a cara do Lula. Tem a cara de pinga.” Achei um tanto quando preconceituoso o comentário. Por respeito, não retruquei.

Mas não era somente este alto dirigente que não gostava do Lula. Os demais também odiavam o atual presidente. Antes de sua eleição, tinham pavor de que um operário sem cultura, com propostas revolucionárias, pudesse vir a ocupar o cargo mais alto da República. Tinham medo, asco, preconceitos, torciam os narizes. Tinham receio de que o novo pudesse acabar com as regalias dos oligarcas.

Pois hoje todos eles andam de braços dados. É por isso que eu digo que político não tem alma, com raríssimas exceções. Veja o prefeito Eduardo Paes, que pulou de galho em galho até cair nos braços do Lula, depois de lhe ter sapecado poucas e boas na CPI do Mensalão. Para ser aceito pelo Lula, Paes, o fisiológico de plantão, teve que se deculpar com a Dona Marisa.

Lula bandeou-se para o lado de lá. Os perfumados continuaram aonde sempre estiveram, no alto de suas castas. Quem foi lá lamber a bota deles foi o Lula. Que não é mais aquele Lula dos velhos tempos.

Acho que todos eles se merecem. Quem não os merece é o Brasil.

Categorias olimpismo

7 comentários em ““O Maracanã Tem A Cara Do Lula”.

  1. Estou sentindo uma pontada de dor de cotovelo da sua parte em razão de o Presidente Lula ter conseguido, através de seu pretígio pessoal, a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
    Saiba que também fui contra a candidatura do Rio, mas temos que aceitar a derrota e saber reconhecer as virtudes da campanha que foi apresentada pela delegação brasileira.

    Curtir

  2. Tomara que eles entreguem o que nos prometeram sem superafturamentos e nem escândalos. Eu não tenho nada que me faz acreditar que a turma do Pan Americano agora vai fazer as coisas bem feitas. Mas, claro, tem que torcer para dar certo e fiscalizar centavo por centavo do que essa turma vai fazer com o dinheiro. Um abraço. Alberto.

    Curtir

  3. as pessoas confundem apresentação de filminho com programa e projeto. estou chegando á conclusão de que o povo merece mesmo é esse país de me….

    Curtir

  4. Não é pontada de dor de cotovelo.
    O problema é que disse aos quatro ventos, tv, jornais etc que era impossivel o RJ ganhar isto! E agora José?
    Suas informações acho que não eram tão precisas assim,né? Agora o que fazer?
    Tem que mudar o foco, ao inves de ficar buzinando que este rouba, aquele comete falcratuas,etc, use sua força , conhecimento e pressão para cobrar os orgãos fiscalizadores ao inves de sempre falar que todos roubam. Cobre o TCU,CGU,MP,todas as siglas e pronto, agora está abaixando o nivel com o Lula tbm. Isso sim é legal e bacana. Isto tudo, se existem tantas falcatruas assim, o que duvido, é culpa EXCLUSIVA de falta de fiscalização e pronto!
    Para de falar no Nuzman e seus amigos.

    Curtir

  5. Sim, todos ´nós temos que fiscalizar duro. Eu já tenho um processo em andamnto no MP Federal, que foi acolhido como Inquérito Civil pelo Procurador da República. E ainda tem que os 40 processos no TCU. É que é difícil descolar o Nuzman dessas coisas. Contamos com sua ajuda para atuar nisso. Também já mandei representações à CGU e outros òrgão. Há um processo na CGU também. E fui ao senado federal pedir para CPMI Olímpica. Obrigado. Abraços.

    Curtir

  6. para de falar do Nuzman, como sugere o rapaz aí. comece a falar do rei Luis XVI, que tem mais a ver.

    Curtir

  7. Maria Aparecida outubro 8, 2009 — 8:47 am

    Por favor, não ofenda o Maracanã.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close