Presidente Lula, O Que É Isso? Pregando A Falta De Transparência? Pensa V. Exa. Que É Deus? Desse Jeito, Acho Que Seu Choro Foi Da Emoção De Ver Pela Frente Tantas Obras A Serem Feitas Sem Prestação Rígida de Contas.

04/10/2009 – 20h10

Para Lula, discutir transparência de gastos ‘diminui papel do Brasil’ para 2016

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, em Bruxelas, que questionar a transparência dos investimentos previstos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, é um argumento para diminuir o papel do Brasil.

“Eu acho que ficar com esse argumento agora, que eu já ouvi algumas pessoas dizerem, seria colocar o Brasil outra vez no papel pequeno que alguns querem colocar todo santo dia. Certamente o povo brasileiro saberá fiscalizar o uso do dinheiro”, afirmou o presidente a um grupo de jornalistas.

Perguntado pela BBC Brasil sobre como o governo pretende garantir a transparência, Lula respondeu: “Garantindo. Primeiro com o simples pressuposto de que as pessoas são honestas até que provem o contrário”.

“É uma Olimpíada que vai ter fiscalização de comitê internacional, de comitê nacional, de Tribunal de Contas, de Controladoria”, disse.

Lula ainda afirmou que para assegurar que as mudanças realizadas para os Jogos Olímpicos deixem um legado para o Rio de Janeiro e seus cidadãos, o Brasil deve “acompanhar com um olhar de lupa” a evolução de outras cidades que já sediaram Olimpíadas e “aprender com a História”.

“Nós precisamos de ensinamentos para que a gente construa uma grande Olimpíada, para que a gente permita que o legado que fique seja utilizado corretamente para o Brasil se transformar numa grande potência e não ter retrocesso”.

O presidente disse que sua maior preocupação agora é dar início aos trabalhos necessários para que o Rio esteja pronto para sediar os Jogos em 2016.

“É importante a gente fazer as coisas com muita antecedência, porque vai ter muito trabalho”, disse o presidente, que no entanto afirmou que “80% do que for feito para a Copa do Mundo de 2014 servirá para a Olimpíada”.

Lula também elogiou toda a equipe que trabalhou na candidatura do Rio e destacou o papel da diplomacia brasileira na campanha olímpica que, segundo ele, “é como ganhar voto na Câmara, no Senado, no sindicato”.

“A vitória do Rio foi uma vitória de todo mundo. Isso não é um mérito de uma pessoa, é um mérito de uma nação e de milhões de pessoas que trabalharam direta ou indiretamente”, afirmou.

Acordos Lula está em Bruxelas a convite do rei Alberto II, com quem mantém na segunda-feira um encontro privado seguido de almoço no Palácio de Laeken.

Neste domingo, o presidente se reuniu com o primeiro-ministro belga, Herman Van Rompuy, no Castelo de Val Duchesse, onde ambos acompanharam o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e seu homólogo belga, Yves Leterme, durante a assinatura de acordos bilaterais para intensificar a cooperação em política, cultura e logística portuária.

Um dos acordos assinados determina que as contribuições previdenciárias feitas por brasileiros que residam na Bélgica sejam reconhecidas pelo governo do Brasil caso estas pessoas regressem ao país. A medida também é válida para belgas que trabalhem no Brasil.

Na segunda-feira, Lula também participa do encerramento de dois seminários que contam com a participação de empresários brasileiros.

O presidente afirmou que pretende conquistar investidores belgas com as “extraordinárias possibilidades” que o Brasil oferece com os preparativos para a Copa de 2014, as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a exploração do petróleo no pré-sal e, agora, a Olimpíada de 2016.

Categorias olimpismo

14 comentários em “Presidente Lula, O Que É Isso? Pregando A Falta De Transparência? Pensa V. Exa. Que É Deus? Desse Jeito, Acho Que Seu Choro Foi Da Emoção De Ver Pela Frente Tantas Obras A Serem Feitas Sem Prestação Rígida de Contas.

  1. Socorro! segurem a carteira!!!! o “defunto” nem esfriou e já se fala que transparência é xingamento?!
    É pior do que eu pensava… vai ser assalto a mão armada, mesmo!

    Curtir

  2. Rômulo Sardinha outubro 5, 2009 — 12:16 am

    Caro Alberto,
    Como você acha que o governo Lula se baseia? Em mensalão, dólar na cueca, permanência de atos secretos, cartão corporativo e etc.
    O meu medo de o Rio ganhar, era esse. Agora quem quer honestidade e seriedade para que os Jogos Olímpicos sejam realmente a redenção, e para provar que podemos mudar e ser sérios, é chamado de anti tudo. Parece que ele é o dono da verdade. Se ele não teme nada que respondesse sem subterfúgios e que deixassem fiscalizar. O ruim é que ano vem ele fará de tudo para eleger seu candidato e a patota olímpica será usada e os verdadeiros possíveis beneficiários esquecidos.
    Que continuemos sendo “chatos”!

    Curtir

  3. Meus parabéns Rio!

    Você continua a cidade maravilhosa pela qual me apaixonei.

    Valeu Lula! Você é o cara.
    Rio 2016, estaremos lá.

    Curtir

  4. Alberto, quero lhe cumprimentar pela sua postura em ir contra todo esse show de horrores, enquanto tantos outro aderem (inclusive gente que parecia séria) a essa farsa regada a ufanismo barato e cretino.
    A copa do mundo e as olímpiadas farão com que a próxima década seja o período de maiores índices de corrupção e de desvio de dinheiro público da história do Brasil, superando inclusive as já insanas maracutaias que vemos atualmente. OS políticos, as empreiteiras e todos os que vivem de mamar na tetas públicas estão agora tomados por algo semelhante a uma “febre do ouro”, enlouquecidos pelas enormes oportunidades de corrupção faraônica, megalomaníaca e abissal que os dois eventos abrirão (na verdade já estão abrindo). É tudo que eles sempre sonharam.

    Curtir

  5. EM VISITA A CURITIBA A MINISTRA CHEFE DA CASA CIVIL FALOU:”O TCU DEVE MUDAR A FORMA DE AÇÃO.TEM QUE HAVER COMPREENSÃO DE QUE SÓ SE PARALISA OBRAS EM ÚLTIMA INSTANCIA E NÃO POE ENCONTRAR ALGUM INDICIO DE POSSIVEL IRREGULARIDADE”.SENHORES VEJAM QUE OS DIRIGENTES DO NOSSO PAÍS QUE ANOS ATRÁS VIVIAM GRITANDO PARA OS QUATRO VENTOS QUE DEVERIAMOS TER MAIS TRANSPARENCIA NOS GASTOS PUBLICOS E QUE ESTAVAM SUPERFATURANDO O PAGAMENTO COM RECURSOS PUBLICOS.POREM DESDE QUE COMECEI A ENTENDER AS COISAS (E JÁ FAZEM MAIS DE 40 ANOS QUE ISTO ACONTECE). NUNCA OUVI TANTA NOTICIA DE CORRUPAÇÃO E SUPERFATURAMENTO,NUNCA OUVI NENHUMA PESSOA DO STAFF GOVERNAMENTAL DIZER QUE O TCU DEVERIA RELAXAR NA FISCALIZAÇÃO(ISTO PARA MIM É UM CARTEIRAÇO NO TCU)E AQUELE QUE “NUNCA SABE NADA”(TEM MEMORIA SELETIVA)VEM FALAR EM TRANSPARENCIA,POR FAVOR NÃO QUEIRAM ME CHAMAR DE BURRO QUE ISTO REALMENTE NÃO SOU E NEM PARA PALHAÇO DESTE IMENSO CIRCO CHAMADO BRASIL EU SIRVO.

    Curtir

  6. ou seja, não é nem como esta fica, a coisa vai piorar…
    off topic Doc:
    Até onde sei, o Maria Lenk não serve para as competições de natação na Olimpiada, por falta de medidas, problemas na acomodação ( para a final é necessario 15 mil lugares..), li também alguma coisa sobre as bordas…, é verdade?
    abraços a todos

    Curtir

  7. Nilson Duarte Monteiro outubro 5, 2009 — 1:15 pm

    Olá Alberto,

    Você que tem contato no COI, poderia averiguar o porque dessa vitória fácil do Brasil para sediar os Jogos.

    Eu tenho uma suspeita. Os Jogos estão ficando muito caro para organizar, aí, os países que entraram na briga, entraram simplesmente para fazer número, pois, ninguém, nenhum país está em condições de gastar essa fortuna. Aí, deixaram para os otários dos brasileiros promoverem esse circo e, gastarem o que não tem. Todo mundo fica feliz e a qualidade dos jogos não cai.

    Curtir

  8. acredito que as “cabeças coroadas” do CoI pensaram: vamos logo dar para eles, assim param de resmumgar! Vai sair errado e nos dá a desculpa para nunca mais virem amolar!!!!!

    Curtir

  9. Nilson,

    Não é bem assim. Apesar da crise, todos eles já tinam as verbas para os jogos alocadas. o que o correu foi que o COI é um órgão repleto de corruptos que se venderam para a realização dos jogos. Isto é sabido. Tanto é que Tokio levantou isso hoje na imprensa. È lógico que não vai dar em nada, mas é a realidade. Não sei reparou num cara que estava presente no ato da assinatura do contrato entre o COI e a cidade do Rio de Janeiro. Aquele ali é o meio de campo pra repassar a grana para alguns membros do COI. É assim que funciona.

    Curtir

  10. Caro leonardo,

    fantástica a escolha. o rio vai dar uma guinada. vc, como a maioria do povo brasileiro, gosta mesmo é de pão,circo sombra e água fresca. é por essas e outras que sempre seremos um país de vagabundos.

    Curtir

  11. O cara chama-se Richard Carrion e é membro do Comitê Internacional Olímpico em Porto Rico. Trabalha no mercado financeiro.

    Curtir

  12. Maria Aparecida outubro 5, 2009 — 3:27 pm

    Li hoje que um dos patrocinadores do COI, o gigante McDonald’s, cuja sede é em Chicago, ainda não renovou com a entidade…
    Muito estranho o fato de Madri, que já tem PRONTAS quase 80% das obras necessárias para os Jogos, ter perdido para o Rio, que não tem nada, sequer poderão utilizar as instalações do PAN! Precisamos ver a prestação de contas dessa candidatura. Afinal, foram 110 MILHÕES DE REAIS…e exigimos saber o destino de cada centavo dessa quantia obscena! Quando é que a população terá acesso a essas informações?

    Curtir

  13. Pela entrevista de ontem do Lula, exigir prestação de contas é diminuir a vitória do Brasil. depois do mensalão ele ficou muito mal acostumado.

    Curtir

  14. Nilson Duarte Monteiro outubro 6, 2009 — 9:19 am

    Alberto, Paulo e Todos,

    Então, as minhas suspeitas se confirmam, os caras foram comprados. Como apurar isso? Será um novo Salt Lake City?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close