A Arrogância do Nuzman, Retratada No Blog Do Mestre José Cruz. Minha Solidariedade Ao Jornalista Luiz Roberto Magalhães.

Por José Cruz – Blog do Cruz no UOL

 02/10/2009

Censura olímpica

 Luiz Roberto Magalhães é um repórter muito atento na cobertura em que trabalha.

Ele foi destacado pelo Correio Braziliense para ir à Dinamarca. De lá envia diariamente excelente material. Sem exageros.

Hoje, ele foi à coletiva da delegação brasileira e fez uma pergunta oportuna e inteligente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais ou menos assim:

“Depois de ter sido vaiado na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos, em 2007, como o Senhor se sente retornando vitorioso ao Rio de Janeiro, tendo participado ativamente da campanha carioca que levou à conquista da sede olímpica?”

Lula começou a responder e foi, abrupta e indelicadamente, interrompido pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, que passou a falar em nome da maior autoridade do país.

O constrangimento de Lula ao ser interrompido foi visível.

         Censura

Pior veio depois da coletiva, quando o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, censurou Luiz Roberto, criticando-o severamente, pela pergunta.

O repórter deu uma resposta elementar para quem convive com a liberdade de imprensa:

“Eu simplesmente fiz uma pergunta jornalisticamente correta”.

E complementou:

“Sua esposa (Márcia Peltier), que também é jornalista, sabe bem sobre isso”

Márcia não gostou do comentário e, solidária ao marido, engrossou a censura.

         Amostra

Na festa da conquista carioca à sede dos Jogos de 2016 tivemos uma amostra de como a imprensa nacional será tratada daqui para frente.

Ou se faz perguntas dentro do roteiro pré-estabelecido ou seremos censurados em público.

A democracia brasileira que o COB exaltou na argumentação da candidatura do Rio não vale para as relações com a imprensa.

Categorias olimpismo

3 comentários em “A Arrogância do Nuzman, Retratada No Blog Do Mestre José Cruz. Minha Solidariedade Ao Jornalista Luiz Roberto Magalhães.

  1. Rômulo Sardinha outubro 3, 2009 — 12:05 am

    Caro Alberto,
    Comento mais uma vez aqui em seu blog hoje, pois aqui está o que acontece por trás desses Rio-2016.
    O COB (Caixinha obrigado Brasil), só quer saber de esnobar. Penso em fazer jornalismo mas, já pensei várias vezem em que pode acontecer por falar o que penso e tentar chegar perto de jornalistas como o que você citou no post. Acho que a censura acabou. E como você disse bem, só as perguntas “programadas” podem ser feitas. A única coisa boa (sendo irônico) é que o meu glorioso basquete estará nos Jogos. Cito nesta minha ironia, somente o basquete do Rio. Onde todos que os fazem, fazem das tripas coração para o manter vivo. Mas, isto é para outra hora, porque o COB dos seus milhões recebidos poderia e deveria ajudar a base. Se não em casa será fiasco olímpico.
    Conte comigo para o que quiser.
    Abraços e continue assim.

    Curtir

  2. Bom Dia Alberto,

    Esta ai um cara que trabalha para as organizações e é de certa forma lúcido e não ‘calado’ como a maioria. Escreveu exatamente o que todos nós desejamos desde o começo, honestidade. Fica abaixo o blog. Abraços e que voce, como um cidadão decente, continue na batalha, fazendo ecoar para o país todas as barbaridades praticadas por ‘estes’ que estão ai no poder.

    http://colunas.globoesporte.com/gustavopoli/

    Abs,

    Marco Lolato

    Curtir

  3. não eh a primeira vez q Nuzman tenta calar algue’m q fala o q ele não quer ouvir… o próprio Alberto já foi expulso do COB, por fazer-lhe oposição e “condenado” por uma denúncia idiota do mesmo pessoal…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close