Governo Prepara Xeque Mate na Era Nuzman, Diz O Jornalista Carlos Eduardo Viceli.

Política esportiva

Governo prepara xeque-mate na era Nuzman

Estudo indica o fim da reeleição em confederações e cobrança de produtividade a quem recebe verba pública

Publicado em 01/09/2009 | Carlos Eduardo Vicelli

Carlos Arthur Nuzman está com­pletando 15 anos no comando do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Reeleito, às escuras, no fim do ano passado, o dirigente per­­manece no cargo pelo menos até 31 de dezembro de 2012, de­­pois da Olimpíada de Londres. Se quiser, pode buscar ainda um novo mandato, o quinto consecutivo.

A longa permanência de Nuz­­man – e de cartolas de outras con­­federações – intrigou o go­­verno federal. Há meses o Palácio do Planalto, via Ministério dos Esportes (ME), busca alternativas para pôr fim às dinastias no es­­porte. O estudo ficou pronto e já repousa na mesa do presidente Lula. Deve ser anunciado no dia 2 outubro, mesma data em que o Comitê Olímpico Inter­­na­cional (COI) bate o martelo entre Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Tóquio como sede da Olimpíada de 2016 – a intenção é aproveitar a festa pela vitória brasileira para detalhar o pacote moralizador.

“Vamos chegar. Nós e Chi­cago”, diz Wadson Ribeiro, secretário executivo do ME. O político esteve ontem em Curitiba para a posse de Ricardo Gomyde, ex-presidente da Paraná Esporte (au­­tarquia estadual), como se­­cretário especial da pasta chefiada por Orlando Silva.

Ribeiro contou detalhes do plano, que pode ser encaminhado ao Congresso Nacional como projeto de lei ou editado na forma de medida provisória. O go­­verno pretende criar um “choque de gestão” nas confederações, com limitação do número de reeleições (a ideia é permitir apenas uma), mandato de quatro anos e cobrança por produtividade. “As coisas serão revistas para privilegiar um crescimento. Confirmando o Rio como se­­de olímpica, queremos estar en­­tre os dez países no quadro de medalhas. Vamos cobrar com mais rigor”, explica o secretário. “As confederações precisam ser mais abertas, ter gestões com mais publicidade”, emenda.

A carta na manga do Planalto para tratar de temas ligado à rotina de entidades particulares é a quantia de dinheiro público que abastece todos os anos os cofres do COB e de confederações adjacentes. De acordo com Ribeiro, o repasse em 2009 deve bater na casa dos R$ 80 milhões, entre patrocínio (Correios, Banco do Brasil etc.) e a verba oriunda da Lei Agnelo/Piva, que destina 2% da arrecadação das loterias. “É um pau, mas que nós vamos comprar. Quem quiser continuar recebendo terá de se enquadrar”, afirma o político, que, com a saída de Orlando Silva para concorrer ao cargo de deputado federal por São Paulo no ano que vem, assumirá o comando do ME.

Haverá ainda no pacote de re­­gras um tópico destinado ao Bol­sa-Atleta. O governo criará uma nova modalidade dentro do programa, chamado Atleta de Ouro.

“Os candidatos a medalha, além de receber um salário mensal do governo (de R$ 2.500 para os tops), poderão também buscar ajuda da iniciativa privada”, ex­­plica Ribeiro, rechaçando qualquer possibilidade de se mexer na Lei Agnelo/ Piva – o COB trabalha para elevar a porcentagem para 2,5%. “Não vamos aceitar”, acrescenta.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Governo Prepara Xeque Mate na Era Nuzman, Diz O Jornalista Carlos Eduardo Viceli.

  1. Lenadro Machado Vieira setembro 6, 2009 — 9:21 am

    Espero imensamente que seja um bom começo para, melhorar a estrutura do esporte olímpico brasileiro.
    Não adianta o Brasil querer sediar olimpiadas se o seu esporte olimpico precisa, se estruturar. Realmente não é certo termos dirigentes esportivos vitalícios em seus cargos. Não modernizando e nem trabalhando para o crescimento do esporte.
    Muitas confederações tem em seus cargos pessoas, que se acham donos do pedaço e sempre tentam se reeleger de qualquer jeito.
    Vai se um bom começo, a renovação das confederações e acima de tudo colocar ex atletas para estes cargos. Tenho certeza que o trabalho nas confederações será mais sério e com credibilidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close