“José Cruz Reproduz Em Seu Blog A Entrevista Dada Por Nélio Alfano Moura A Luiz Roberto Magalhães, Do Correio Brasiliense.”

Palavra de especialista – Atletismo

Muito boa e oportuna a entrevista do repórter Luiz Roberto Magalhães, na edição de hoje do Correio Braziliense, com o técnico Nélio Moura, sobre o momento do atletismo brasileiro.

Treinador de Maurren Maggi e do panamenho Irving Saladino, ambos ouro olímpico no salto em distância, Nélio diz, lá pelas tantas:

“A gente vai para mundiais para ganhar medalhas esporádicas, e sempre em quantidade muito pequenas. É o acaso.”

E o motivo da realidade?

“Se considerarmos que dos 200 milhões de brasileiros, 40 milhões têm condições de fazer esporte, falar só em finais é contentar com muito pouco, sem dúvida. Mas quantas pessoas fazem atletismo no Brasil hoje? Temos 20 mil inscritos na CBAt e talvez mil e poucos sejam ativos. Essa é a nossa população.”

Ou seja, confirma-se a tese de que faltam projetos para massificação.

A entrevista completa está no seguinte endereço: http://www.correiobraziliense.com.br/impresso

Categorias olimpismo

3 comentários em ““José Cruz Reproduz Em Seu Blog A Entrevista Dada Por Nélio Alfano Moura A Luiz Roberto Magalhães, Do Correio Brasiliense.”

  1. Mais uma vez voltamos ao tema massificação. E mais uma vez sentimos falta da prática esportiva nas escolas e faculdades.

    Ou seja, não formamos a base e não damos continuidade (muitos deixam a prática esportiva de lado para fazer vestibular e faculdade, pois é quase inviável conciliar estudo e esporte no Brasil).

    É sempre bom lembrar que, percentualmente, temos poucas escolas com ginásios no Brasil. Isso provavelmente piora se procurarmos por piscinas, campos, pistas.

    Acho que não adianta copiarmos modelos de fora, pois não acredito, por exemplo, que o modelo americano funcione aqui. Mas seria saudável pelo menos uma discussão para criação de um modelo brasileiro.

    Curtir

  2. Nilson Duarte Monteiro setembro 1, 2009 — 7:56 pm

    Olá Alberto,

    Para que o atletismo dê certo no Brasil, é muito simples. A CBAt tem que parar de ficar bancando atleta de alto-rendimento, o dinheiro que ela joga fora com esses atletas (todos bem patrocinados por emprasas privadas) deveria investir essa grana em mais competições, premiações nestas competições, premiar todo recorde que for batido e não como está fazendo, premiando apenas um recorde por ano o atleta que bater, ou seja, o atleta tem direito a um recorde por ano, desestimulando-a a melhorar sua marca várias vezes no ano. Levar a campeonatos internacionais só os atletas que fizerem índice no máximo um mês antes da competição alvo e não aqueles que obitiveram índices um anos antes, pois, se não continuaremos vendo essa gama de atletas lesionados indo passear, como vimos no último mundial.
    Fico aqui pensando com os meus botões, será que é vantagem para a agência de viagem que serve a CBAt levar o maior número de atletas para essas competições internacionais, levar a maior quantiodade possível de atletas para campings no exterior?? Temos tantos lugares baratos aqui no Brasil para fazer camping, treino de altitude, o diabo, não precisamos mandar ninguém para treinar em Saint Moritz se temos Itanhandú?? Há uns tr~es ou quatro anos atrás, mandaram os fundistas brasileiros fazerem um camping numa estação de esqui no EUA, uma das mais caras do mundo, voltaram quase todos lesionados por causa do frio. É um desperdício de dinheiro que chega a dar nojo.

    Curtir

  3. Excelente memória, Dr. Alberto. São os mesmos que, agora, aplaudem Gesta de Melo. Abç, Cruz

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close