Cesar Cielo É O Melhor Do Mundo. Vamos Aproveitar Essa Medalha Para Discustir A Fundo O Esporte Nacional. E Não Deixar Que A Cartolagem Tape O Sol Com A Peneira.

A consagradora vitória do César Cielo mostra, mais uma vez, que o esporte brasileiro vive de heróis, de talentos naturais que são cuidadosamente lapidados e que, por esforço brutal, consegue chegar ao patamar mais alto do pódium. Será que se o gigante César Cielo tivesse nascido na França, ou nos EUA, o caminho dele para a glória teria sido menos difícil? Sim, acho que teria. Lá o Atleta de alto rendimento tem efetivo apoio dos órgãos dirigentes do desporto. O esporte brasileiro, a cada dia, dá demonstrações de que suas conquistas não são fruto de um trabalho planificado, de longo prazo, da famosa política esportiva. Cielo lutou muito para chegar aonde está. Um dos melhores depoimentos do programa Brasil Olímpico, da ESPN Brasil, foi dos pais do nadador brasileiro, que deixaram muito claro que se não fosse o sustento financeiro deles próprios, esse talento teria ficado pelo meio do caminho. Emocionante a declaração da mãe de Cesar Cielo, ao afirmar que as medalhas olímpicas eram dele e que vieram sem apoios oficiais. Melhor ainda foi quando a corajosa mãe intimou a cartolagem a nunca mais trancar o filho em uma sala e fazer sobre ele irresistível pressão para não falar a vedade, ou o que de fato sentia. Essas medalhas obtidas até agora em Roma, embora poucas em comparação com o potencial que o Brasil poderia desenvolver, são de enorme valia. E servem para comprovar que, cada vez mais, o Brasil precisa de mudanças na direção do esporte, de forma a arejar as arestas. Que não digam os dirigentes que a medalha de Cesar Cielo é produto de suas administrações competentes. Não é. Deixem o Cielo falar. Deixem os pais dele falarem novamente. Vale sempre questionar quanto dinheiro da Lei Piva foi investido na formação do Atleta, vis-a-vis a dinheirama que jorra pelos ralos da candidatura olímpica brasileira. Será que se o Comitê Olímpico Brasileiro parasse de jogar dinheiro em investimentos sem retorno e passasse a preocupar-se mais com a formação dos Atletas, não teríamos muito mais Cielos? Claro que sim.  Será que não cabe ao clube formador receber parcela da Lei Piva? Sim, desde que a eles, também, sejam impostas regras rígidas de controle uma vez que estarão lidando com dinheiro do povo e estabeleçam quotas mínimas para Atletas militantes. O que não é mais possível é uma entidade, o Comitê Olímpico Brasileiro, receber milhões de Reais de dinheiro público e gastá-lo como bem entender. Inclusive com candidaturas olímpicas . Não vamos usar as medalhas de Roma para tapar o sol com a peneira e jogar a sujeira para baixo do tapete. Vamos aproveitar o momento para discutir, a fundo, os rumos do esporte brasileiro.

Anúncios
Categorias olimpismo

4 comentários em “Cesar Cielo É O Melhor Do Mundo. Vamos Aproveitar Essa Medalha Para Discustir A Fundo O Esporte Nacional. E Não Deixar Que A Cartolagem Tape O Sol Com A Peneira.

  1. Excelente exposição e pontos de vista.
    É uma pena que salvo em raríssimos dirigentes, a política, interesses pessoais e principalmente financeiros, estejam sempre acima de todos os ideais desportivos, quaisquer.
    Abraço.

    Curtir

  2. Caro Alberto,

    Sua análise é perfeita. A respeito do mesmo tema, sugiro a leitura da minha coluna desta semana no Diário de S. Paulo e que está publicada lá no meu blog: http://bloglaguna.blogspot.com

    Forte abraço

    Marcelo Laguna

    Curtir

  3. Duvido que os pais do Cielo voltem a falar na TV. Liberdade de expressão ai ai …

    Curtir

  4. O oba-oba da imprensa em torno do Cielo mostra a falência do modelo esportivo brasileiro, até mesmo a Globo que tomou o toco olímpico do Bispo veio com frases épicas como se o César tivesse pisado na Lua, e sem nave espacial.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close