Fala Poliana Okimoto, Fala! Mais Uma Justificativa Para Que Os Clubes Formadores Tenham Parte Do Dinheiro Da Lei Piva (Claro que ao receberem dinheiro público, também deverão ter maior controle, licitações públicas e, em minha opinião, quotas obrigatórias para Atletas militantes.)

 Texto de José Cruz.
26.07.2009 

Depoimento de Poliana\

    Poliana Okimoto, que recentemente ganhou a medalha de bronze no Mundial de Maratona Aquática, respondeu às minhas indagações sobre o seu orçamento de atleta. Acompanhe o depoimento:

 
     “O Pinheiros foi o grande incentivador da minha carreira. Eles acreditaram em meu potencial, mesmo antes de dar algum resultado internacional. Quando passei das piscinas para as maratonas, houve muita dúvida se eu iria me adaptar ou não. Porém, o clube me apoiou muito na nova decisão, acreditando no meu trabalho.”

     “Além do Pinheiros, nadei em outros clubes, e desde 14 anos me mantenho entre as melhores nadadoras de fundo do Brasil. Desde então, tive incentivo, com ajuda de custo e bolsa de estudos, para continuar a treinar tranquila.”

     “A CBDA sempre pagou minhas viajens com a Seleção Brasileira (minha primeira Seleção, foi em 1997). Porém, não recebia ajuda de custo. Após minhas duas medalhas de prata no Campeonato Mundial de maratonas aquáticas, em Nápoles (2006), comecei a receber ajuda financeira deles”.

Análise

    Com essa declaração ficam claras: a importância do Clube Pinheiros na formação de Poliana e a comprovação de que o dinheiro que a CBDA recebe do patrocinador (Correios) e da Lei Agnelo Piva não chegava ao atleta. Pode até estar chegando, agora, depois da bronca do medalhista de ouro, Césa Cielo, logo após os Jogos de Pequim. 

     E a CBDA, é oportuno lembrar, tem patrocínio dos Correios desde 1991 e é contemplada com cerca de R$ 2 milhões anuais da Lei Agnelo Piva (via COB), desde julho de 2001.

       Portanto, não é exagero pedir que as confederações apresentem não só as suas prestações de contas, mas seus planejamentos de gastos com verbas públicas, justamente para se saber quanto está sendo destinado aos atletas de ponta. Afinal, eles são a razão de ser do esporte. Sem eles, não haveria necessidade de patrocínios de estatais e outras verbas públicas.

Por José Cruz

Categorias olimpismo

Um comentário em “Fala Poliana Okimoto, Fala! Mais Uma Justificativa Para Que Os Clubes Formadores Tenham Parte Do Dinheiro Da Lei Piva (Claro que ao receberem dinheiro público, também deverão ter maior controle, licitações públicas e, em minha opinião, quotas obrigatórias para Atletas militantes.)

  1. A maioria dos atletas de ponta recebem do correios em torno de R$3.000,00 depois tiram os impostos , é um absurdo este valor , voces não acham e sem falar que o contrato venceu a 4 meses e nada ainda…..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close