Do Blog Maquina do Esporte, por Gustavo Franceschini. Mais Criticas Ao Comite Olimpico Brasileiro, Que Consegue Ser Uma Unanimidade Nacional.

  SEGUNDA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2009 – 17h00
 
 
 COB celebra medalhas e “esquece” clubes

 GUSTAVO FRANCESCHINI 
 Da Máquina do Esporte, em São Paulo

 

O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou, nesta segunda-feira, uma mensagem de apoio e celebração às 68 medalhas conquistadas por brasileiros em competições internacionais no último fim de semana. O documento serviu para ressaltar a importância da lei Agnelo/Piva para os esportistas, e “esqueceu” do papel dos clubes na preparação dos mesmos.

“Os atletas brasileiros estão constantemente representando o país em competições internacionais. É importante alcançar resultados como esses para ratificar a importância do trabalho desenvolvido conjuntamente entre o COB e as confederações, e a responsabilidade com que os recursos da lei Agnelo/Piva estão sendo aplicados para o desenvolvimento dos esportes olímpicos no Brasil”, disse Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes da entidade.

Os resultados em questão vieram de duas modalidades. No Aberto de Paris de Natação, preparatório para o Mundial do esporte, os brasileiros conquistaram 15 medalhas, sendo cinco de ouro. Já no Sul-Americano de atletismo, realizado no Peru, foram 53 medalhas, sendo 16 de ouro.

“Esse que é a grande coisa que nos incomoda. Nós fazemos e aí o Coaracy [Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos], de quem eu gosto muito, e diz que a Confederação está pagando. Não dá para querer que o clube banque a seleção. Os atletas estão viajando em algumas competições pelo COB, mas é para isso mesmo que eles existem”, disse Sérgio Bruno Zech Coelho, presidente do Confao.

A disputa aqueceu o debate sobre o benefício federal e chegou a mobilizar o Ministério do Esporte, que formou uma comissão para avaliar o assunto. O grupo não conseguiu concluir o estudo no prazo inicialmente estipulado, de 60 dias, e arrasta um desfecho até o momento.

Atualmente, apenas o COB e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) recebem e verba proveniente das loterias. Os clubes, por sua vez, entendem que merecem parte desse bolo por sustentarem os esportistas na maior parte do ano.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Do Blog Maquina do Esporte, por Gustavo Franceschini. Mais Criticas Ao Comite Olimpico Brasileiro, Que Consegue Ser Uma Unanimidade Nacional.

  1. Que eu saiba os nadadores do Brasil estão sem receber o patrocinio dos correios, fazem 3 meses pois não foi renovado porque sera?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close