Técnio de Natação João Reinaldo Nikita Fala À Imprensa Sobre a CBDA.

Técnico questiona procedimentos adotados na Confederação Brasileira e disse que não vai se calar

PERNAMBUCO, 26/02/2009 20:45
Folha de Pernambuco

Manuella Bezerra de MeloO Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (Confao), filiado à Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e criado exclusivamente para cobrar e fiscalizar as atitudes e o destino da verba do Comitê Olímpico Brasileiro, tem somente 20 dias de fundação. Mas o tempo foi suficiente para que a iniciativa ganhasse simpatizantes. Inspirado nas declarações do presidente do Flamengo, Márcio Braga – que recentemente deu entrevistas sobre posições de desrespeito do COB e problema no repasse da verba da Lei Agnelo/Piva -, o treinador pernambucano João Reinaldo Nikita decidiu comprar a briga e cobrar publicamente aquilo que ele chama de ‘atitude e respeito’ por parte da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. “Particularmente, nem simpatizo muito com o Braga, mas, neste caso, assino embaixo de tudo que ele disse. Dentre outras ações ditatoriais, extinguiram nossa associação de técnicos. E já que não há fórum adequado para que eu me expresse, preciso dizer a alguém a verdade sobre a entidade”, desabafou o técnico da nadadora Joanna Maranhão.

De acordo com o pernambucano, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que conta com verba de patrocínio dos Correios e com o repasse de 2% provenientes da Lei Agnelo/Piva – ambos recursos estatais -, não repassa nenhum centavo para clubes, federações e, nem mesmo, para os atletas dos estados, que ficariam à mingua da boa vontade familiar. Os beneficiados seriam apenas os ‘atletas de ponta’, escolhidos pelo presidente da entidade sem nenhum indicativo dos critérios utilizados. “Todos querem saber para quem vai este dinheiro? É preciso transparência ao lidar com o dinheiro público. Quanto ganha cada atleta beneficiado? Por que motivos eles são os escolhidos? Não há critérios”, questionou ele, defendendo, ainda, a criação daquilo que chamou de ‘orçamento participativo’ com a comunidade aquática. “É preciso criar instrumentos para discutir com todos, as prioridades da Confederação e da sua distribuição de verbas. Você imagine só. Se o César Cielo, melhor nadador do Brasil, foi para a televisão dizer que suas conquistas em nada tinham ligação com a CBDA, imagine o restante da comunidade aquática”, indagou.

O empenho do treinador em cobrar atitutes da CBDA já é conhecido. No congresso técnico realizado no último Campeonato Open de Natação, em dezembro de 2008, Nikita e o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, chegaram e discutir em público sobre a verba da entidade e, ainda segundo Nikita, ele teria dito, sem pestanejar, que nem divulgou e nem irá divulgar a prestação de contas da entidade. “Ele não apenas se perpetuou ilegalmente na entidade como ainda utiliza dos recursos públicos como se a CBDA fosse uma empresa particular. Agora, anunciou que vai tentar mais recursos através de oito projetos de patrocínio com empresas privadas que vão descontar o investimento do imposto de renda. Esta era a única forma dos clubes e equipes barganharem verba para sobreviver, mas vai para as mãos de Coaracy e, mais uma vez, ninguém vai ver a cor deste dinheiro”, completou para, então, finalizar. “Vou ser um calo no seu calcanhar. Vou acionar deputados, senadores, procurar os Correios até descobrir que fim está sendo dado ao dinheiro”.

Procurado pela reportagem da Folha de Pernambuco, o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, recusou-se a prestar esclarecimentos sobre o assunto. Resumiu-se a dizer, por meio da assessoria de imprensa da entidade, que não iria alimentar polêmica com o treinador pernambucano.

 

 

 

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close