A Mensagem do Grande Amaury Passos. Uma Verdadeira Honra Para Este Blog.

Prezado Alberto
 
Peço que releve minha intromissão, não autorizada por você.
 
O Juca Kfouri me deu seu endereço.
 
Talvez você me conheça, meu nome é Amaury Antonio Pasos, sou  ex-jogador de basquetebol e atuei durante muitos anos na nossa equipe nacional, tendo participado de campeonatos mundiais e olimpiadas. Nunca recebi um centavo para representar nosso país, sou daquela época em que fazê-lo era motivo de orgulho e privilégio.
Lí seu artigo no Estado de São Paulo referente ao nosso COB e Ministerio de Esportes, que apoio integralmente. Parabens ! Você consegue, diferente de nossa imprensa ” especiallizada “, apontar algumas das deficiencias de nossa desorganização esportiva.
 
Nossos ” dirigentes ” perpetuam-se nos cargos mais importantes das confederações, federações estaduais e também no COB. A maioria não ostenta atividades particulares de sustento próprio. 
Já no Ministerio de Esportes, bem como nas secretarias esportivas dos governos municipais e estaduais, são nomeados políticos completamente alheios ao esporte e que lá estão por força de acordos ou acertos políticos ou pessoais dos prefeitos e governadores.
 
Sem dúvida os clubes são o sustentáculo de nossas representações esportivas. São eles que durante todo o ano mantém seus atletas e os aperfeiçoam técnica e físicamente, arcando com  elevados custos envolvidos e  entregando-os a cada competição internacional ao COB ou confederação especializada para que representem nosso país.
Porém, apenas acrescento a seus comentérios, os clubes não podem nem devem ser considerados como base de organização esportiva, principalmente por ser inaccessível à maior parte de nossa população, o papel básico cabe à escola pública do primeiro e segundo grau, que são os locais que congregam a maior parcela de nossa população infantil, potencialmente com condições de promover uma massificação na pratica das diversas modalidades esportivas, inicialmente através de uma prática esportiva generalizada, seguida de uma iniciação especializada e posterior encaminhamento dos mais destacados  aos clubes esportivos. Creio que desta maneira estaremos enriquecendo o curriculum escolar e ao mesmo tempo aumentando o número de possiveis bons praticantes das diversas disciplinas esportivas.
 
” De maior quantidade se seleciona melhor qualidade “
 
Durante o governo de Mario Covas no Estado de São Paulo planejei e iniciei programa que se denominava ” Basquete na Escola “. Foram monitorados os professores de Educação Física, que em seu periodo normal durante as aulas de Educação Física ensinavam alunos das 300 escolas primeiramente escolhidas para o programa. Após 4 meses do inicio das atividades constatamos a participação de 100.000 alunos, assiduidade ótima, desempenho inicial satisfatório e amplo interêsse por parte dos alunos. As escolas, por iniciativa própria, iniciaram pequenos torneios de intercambio. Tal sucesso nos levou a considerar a ampliação imediata do projeto e iniciar imediatamente a segunda fase, que seria  “Esporte na Escola ” .
Eis que, repentinamente o governador Mario Covas adoece gravemente e a secretaria da Educação responsável Rose Neubaum ( não sei o nome correto ), boicota o projeto e promove sua extinção sem o conhecimento do governador. Imitando o filme ” Chinatown “, em que no fim, a última frase foi: ” What can you do…., it´s Chinatown….” , poderia trocar Chinatown por Brasil.
Categorias olimpismo

2 comentários em “A Mensagem do Grande Amaury Passos. Uma Verdadeira Honra Para Este Blog.

  1. PREZADO AMAURI,NÃO O CONHEÇO POREM O PARABENIZO PELA INICIATIVA QUE TEVE , EM DAR OPORTUNIDADE PARA AS CRIANÇAS, VOCE COMO EU ACREDITAMOS QUE UMA OBRA , PARA SER BEM EXECUTADA DEVE INICIAR COM UMA BOA BASE E QUE JAMAIS DEVEMOS NOS PREOCUPAR APENAS COM O ACABAMENT(AS APARENCIAS) POIS SÓ BONITO E SEM BASE MAIS DIA , MENOS DIA A CASA CAI.POREM NÃO É O QUE PENSAM NOSSOS DIRIGENTES PRINCIPALMENTE DO MINISTÉRIO DO ESPORTE QUE A CADA DIA INVESTE MENOS NO ESPORTE DE BASE E GASTA MAIS COM MARKETING,É UMA PENA POIS PARA RECUPERAR ESTE DESCASO SERÁ MUITO DIFICIL.A NÓS MEROS MORTAIS RESTA REZAR PARA QUE ESTA GESTÃO PASSE RAPIDO OU QUE…….

    Curtir

  2. Depoimento tão relevante quanto a carta enviada pelo mesmo Amauri para o pseudo presidente da CBB. Grande Amauri passos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close