Obama Entra na Disputa Olímpica. Rio Fica no Discurso Vazio, Emocional.

Eu tenho escrito que o único Chefe de Estado, ou de Governo, a ter alguma influência sobre os membros do CIO na escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2.016 seria Barack Obama. Eleito, ele já entrou na disputa. Ele sabe que a sua esperança de mudanças, não apenas nos EUA, mas em todo o mundo, pode carrear a simpatia de vários votantes, sobretudo nos Países africanos.

O Blog “Brasil em Londres 2.012” faz uma boa cobertura do acompanhamento do que tem ocorrido no novo ciclo olímpico que se inicia agora. Em recente matéria, o Blog entrevista várias pessoas do esporte, Atletas e Jornalistas. A unanimidade é que os Jogos não devem vir para o Rio de Janeiro, ou para o Brasil, ao menos por enquanto. As razões são muitas. E eu concordo com elas. Essencialmente, as pessoas ouvidas pelo Blog acham que o Brasil não pode se dar ao luxo de gastar tanto dinheiro público sendo um País ainda carante de tantas obras sociais. E outros, além disso, ressaltam a absoluta falta de transparência do trato do dinheiro público com questão aos repasses feito pelo Governo Federal. Citam, como exemplo, as contas dos Jogos Pan-Americanos do Rio de 2.007, frontalmente rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União, pelos motivos claramente expostos no voto e no relatório do Ministro Marcos Vilaça.

O Brasil diz que vai usar obras do PAC para os Jogos Olímpicos. É um discurso vazio. Até porque no CIO eles nem sabem o que é PAC. E se soubessem, viriam que o Programa, repleto de boas intenções, anda atrasadíssimo e, na frente de gastar dinheiro com obras faraônicas de Jogos Olímpicos, o programa prevê, antes,  obras necessárias a qualquer País pobre.

Repito, vejam o dossie de candidatura da Cidade do Rio de Janeiro que prometeu a construção de diversas obras viárias na Cidade. Nada, rigorosamente nada, foi cumprido. O Rio de Janeiro não ganhou uma só nova avenida, não teve seu sistema de transporte, hospitais, hotelaria, segurança, saneamento básico, meio ambiente, melhorados. Para quem acha que os Membros do CIO não sabem disso, estão enganados. E Vocês acham que em época de crise mundial, o CIO, ainda por por cima, vai correr o risco de entegrar os Jogos a uma Cidade de um País sub-desenvolvido, cujas obras necessárias a serem construídas são apenas uma promessa?

Comparem isso com Madrid, por exemplo, em que 77% das obras já estão prontas. E a Cidade, em si, necessita de mínimos ajustes para receber os Jogos. O Rio de Janeiro não somente precisa construir praças esportivas, bem como modificar completamente a sua estrutura urbana. O Rio não tem hospitais que prestem em número suficiente exigodos pelo CIO, tem um trânsito infernal, rede de hotelaria pequena e de baixa qualidade se comparado com outros grandes centros urbanos, segurança pífia, falta saneamento básico em várias regiões da Cidade, não toma conta do meio ambiente e a Baía da Guanabara é um local inquestionavelmente anti-ecológico. O Rio só vence em sua beleza natura iningualável, na orla do mar. Mas isso não conta um pontinho sequer na hora de votar.

Tokyo tem a melhor avaliação do CIO (o Rio a pior). Isso também conta muito. Apesar da retração econômica anunciada naquele País, a Cidade japonesa já conta em seu orçamento  com a verba aprovada e destinada aos Jogos Olímpicos, caso seja vitoriosa. Isso é planejamento. No Brasil, nem o orçamento global do País do ano que vem está, ainda, consolidado.

Enquanto o Rio de Janeiro faz um discurso vazio, puramente emocional, baseado em promessas, suas adversárias apresentam fatos concretos que certamente irão pesar muito na hora do voto.

E como já escrevi aqui anteriormente, os votos da chamada América Hispânica vão para Madrid. Não vão para o Rio de Janeiro, como alguns acham, ou fazem de conta que acham.

Essa foi a tônica do encontro dos Comitês Olímpicos Europeus, raliazada ontem, em Istanbul, na Turquia.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close