Lula, Obama e as Cidades Candidatas

Torci muito por Barack Obama. Ele venceu. Lí e ouvi alguns próceres do PT e outros jornalistas/comentaristas dizendo que “Lula e Barack têm muitas muitas semelhanças, pois ambos são de origem pobre. E que isso vai estreitar os laços entre o Brasil e os EUA.” Teve um, então, que disse “que Obama é próximo do Brasil porque foi aluno de Mangabeira Unger”, aquele que hoje é Ministro e que, até bem pouco tempo atrás, esculhambava o Lula, de forma veemente.

Quanta bobagem!

Lula e Barack não têm nada a ver um com outro em suas respectivas trajetórias de vida. Lula, sim, foi pobre, auxiliar de alfaiate, vendedor de amendoim na balsa de Santos, metalúrgico (já foi, inclusive, petista), tornou-se Deputado Federal, virou especialista em campanhas presidenciais até ganhar uma delas.

Barack Obama é filho de um imigrante do Kênia, muçulmano, que se casou com uma branca, após mudar-se para o EUA para estudar. Barack nunca foi de família pobre, miserável. Era uma família de classe média. E Barack Obama, ainda que com dificuldades, rompeu uma grande barreira ao graduar-se por Harvard. É extremamente preparado do ponto de vista acadêmico e, antes de vencer as eleições presidenciais, ocupou cargos no legislativo.

Absolutamente diferente de Lula, que não tem grau universitário, nem em Harvard, nem em qualquer outro lugar.

Lula está inebriado com essa história da carochinha que se chama Rio 2.016. Apesar de todas as denúncias que a imprensa faz sobre a forma como tem sido gasto o dinheiro destinado a esse assunto, ele finge que não vê, que não é com ele, que não sabe de nada. Como se as contas rejeitadas e superfaturadas do Pan-Americano de 2.007 não tivessem nada a ver com ele e com o seu Ministro do Esporte.

Se Barack Obama é contra, ou favor, das Olimpíadas em Chicago, terra em que cresceu, eu não tenho a menor idéia. Mas como já escrevi neste Blog anteriormente, o único Chefe de Estado, ou de Governo, capaz de influenciar, de alguma maneira, os Membros do Comitê Internacional Olímpico (“CIO”), é justamente a novidade Barack Obama. E isso, certamente acontecerá, nos Países da África. Já ouvi isso de mais de uma Cidade candidata, quando a campanha presidencial estava ainda nas primárias.

Lula, por sua vez, posso garantir, não tem influência alguma sobre qualquer voto no CIO. Conheço o assunto com profundidade, mantenho contacto com muita gente do meio Olímpico internacional e a “figura carismática do Presidente Lula” não mudará em nada a decisão dos votantes. Pela provável derrota acachapante que o Rio de Janeiro terá, é capaz de Lula sequer ir à votação, para poupar a sua imagem. Muitos Presidentes agem assim, quando sabem que as Cidades de seus Países não têm chances.

A única semelhança que existe entre Lula e Barack Obama é que ambos representavam expectativas de mudanças. Lula frustrou milhões de brasileiros quando, em entrevista ao Fantástico, em Paris, candidamente, disse que “eu faço o que sistematicamente se faz neste País há anos.”. Ele frustrou não somente as minhas expectativas de mudança, bem como a de milhões de brasileiros que votaram nele justamente para mudar “essa sistemática”.

Barack Obama ainda terá a sua chance. Tomara que dê certo.

Categorias olimpismo

Um comentário em “Lula, Obama e as Cidades Candidatas

  1. Adorei a frase fazendo referência ao Lula: “virou especialista em campanhas presidenciais até ganhar uma delas.”. Ela descreve bem o que ele se tornou.
    Será que se ele virar um especialista em campanhas para sediar as olimpíadas terá êxito? hehehe.

    Parabéns pelos textos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close